Navegando por Autor "PEQUENO, Alice Maria Correia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis(2021) PACHECO, Mayara Alves Loiola; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; FLORÊNCIO, Thaís de Sousa; PEQUENO, Alice Maria CorreiaO artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.
- ItemAvaliação da aprendizagem: concepções e olhares de docentes do curso de odontologia(2017) CARNEIRO, Verydianna Frota; PEQUENO, Alice Maria Correia; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa; AGUIAR, Dulce Maria de Lucena; CARNEIRO, Cleide; CARNEIRO, Rithianne Frota CarneiroAvaliação da aprendizagem consiste em um mecanismo educacional contínuo que direciona a prática pedagógica, com base nos objetivos de aprendizagem propostos nos programas educacionais. O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento de docentes de um curso de odontologia sobre avaliação da aprendizagem, em Fortaleza - CE. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada no período de setembro a outubro de 2014, por meio da análise documental e da técnica da entrevista semiestruturada.
- ItemMetodologias ativas de aprendizagem no ensino superior de saúde: o fazer pedagógico(2019) VELOSO, Mariana Dond; PEQUENO, Alice Maria Correia; NEGREIROS, Francisca Diana da SilvaObjetivou-se descrever, sob a ótica de docentes do ensino superior, entendimentos acerca das novas metodologias para o fazer pedagógico após um curso de capacitação. Pesquisa quantitativa, realizada com 13 docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza, Ceará, Brasil. Coleta dos dados de novembro de 2014 a fevereiro de 2015, por meio da oficina de capacitação e observação. Os dados obtidos foram compilados em três aspectos avaliativos: desenvolvimento das competências sobre as metodologias ativas; atividades complementares; método de ensino-aprendizagem quanto à performance nos trabalhos em grupo e o papel do facilitador. Para melhorar o conhecimento sobre metodologias ativas dos docentes, sugerem-se investimentos em cursos de capacitação e treinamento de habilidades sobre estratégias de ensino que facilitarão a superação de abordagem tradicional entre os docentes das instituições de ensino.