Navegando por Autor "PELISSARI, Lucas Barbosa"
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- ItemEnsino médio integrado e a luta dos trabalhadores: desafios das políticas públicas de educação profissional(2019) PELISSARI, Lucas BarbosaThe object of present work is the Integrated High School (EMI), understood as a public policy of professional education. The objective is to show that the EMI represented, in the recent history of Brazilian education, an inflection towards the interests of the working class. The analysis is made from the investigation about the claims for professional education elaborated by a representative entity of the Brazilian salaried workers, the Unified Worker’s Central (CUT). For this, collective documents formulated by the entity between 2002 and 2016 were analyzed. On the other hand, we investigated some legal milestones that supported the implementation of the EMI, tying to indentify the incorporation of workers’ interests into public policy. From a theoretical point of view, we consider a specific reading about the concept of capitalist state and its autocratic conformation (FERNANDES, 2014) in the Brazilian reality. In addition, the concept of neodevelopmentalist front, which explains the political-economic conjuncture of the governments during the analyzed period, as elaborated by Boito Jr. (2018), is particularly important in order to obtain the conclusions. Finally, we discuss about some of the challenges of the struggle of the working classes for a professional education that be capable of, even in adverse conditions, effect education and learning as social rights, in the way that the EMI has put it on the agenda.
- ItemEnsino médio integrado e a luta dos trabalhadores: desafios das políticas públicas de educação profissional(2019) PELISSARI, Lucas BarbosaThe object of present work is the Integrated High School (EMI), understood as a public policy of professional education. The objective is to show that the EMI represented, in the recent history of Brazilian education, an inflection towards the interests of the working class. The analysis is made from the investigation about the claims for professional education elaborated by a representative entity of the Brazilian salaried workers, the Unified Worker’s Central (CUT). For this, collective documents formulated by the entity between 2002 and 2016 were analyzed. On the other hand, we investigated some legal milestones that supported the implementation of the EMI, tying to indentify the incorporation of workers’ interests into public policy. From a theoretical point of view, we consider a specific reading about the concept of capitalist state and its autocratic conformation (FERNANDES, 2014) in the Brazilian reality. In addition, the concept of neodevelopmentalist front, which explains the political-economic conjuncture of the governments during the analyzed period, as elaborated by Boito Jr. (2018), is particularly important in order to obtain the conclusions. Finally, we discuss about some of the challenges of the struggle of the working classes for a professional education that be capable of, even in adverse conditions, effect education and learning as social rights, in the way that the EMI has put it on the agenda.
- ItemEnsino médio integrado e abandono escolar: uma análise do Instituto Federal do Paraná (2017-2019)(2021) PELISSARI, Lucas Barbosa; SILVEIRA, Patrícia da; SILVA, David José de AndradeO artigo objetiva analisar as relações entre o abandono escolar e os arranjos curriculares do Ensino Médio Integrado (EMI) no Brasil, especificamente observando cargas horárias e tempos de duração dos cursos. Para isso, foi investigado um conjunto de 69 cursos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ofertados entre 2017 e 2019. Os dados foram extraídos da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e analisados à luz de metodologia quantitativa própria. Foram apresentadas duas conclusões principais, que poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e para pensar os desafios da concepção político-pedagógica da formação humana integral na atual conjuntura educacional do país.
- ItemModelagem computacional na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade cenário dos currículos dos cursos de engenharia mecânica em instituições federais(2023) BATISTA, Rodrigo Costa; GOMES, Mateus das Neves; PELISSARI, Lucas BarbosaNovas tecnologias têm incentivado o debate sobre a necessidade de suas integrações no processo de ensino e aprendizagem, permitindo a formação de profissionais aptos para atender as demandas da sociedade e as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. Somando-se a isto tem-se o surgimento de um novo perfil de estudantes, com a necessidade de uma educação voltada para a realidade em que estão inseridos. O presente artigo tem como objetivo analisar a presença da modelagem computacional (MC) como metodologia de aprendizagem nos currículos das graduações em engenharia mecânica em Instituições de Ensino Superior públicas federais, buscando verificar a existência de conexões e articulações com a área da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para tanto foi realizado um estudo descritivo, por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental. Os resultados permitiram identificar que os conceitos relacionados à MC e à abordagem CTS nos currículos dos cursos de engenharia mecânica não trabalham de maneira integralizada e contínua ao longo do curso. Constatou-se que não houve relação direta entre os conceitos analisados com os desempenhos das instituições em exames de avaliação de curso. Concluiu-se que juntamente com a necessidade de reformulação e adequação dos currículos dos cursos de engenharia mecânica, existe a necessidade de implementação de novas metodologias de avaliações. Buscando uma formação onde se trabalhe de forma articulada os conceitos de MC e o enfoque CTS de forma a atender os anseios dos estudantes e as demandas do mercado atual por profissionais capacitados.