Navegando por Autor "PEIXOTO, Joana"
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- ItemA concepção de dispositivos pedagógicos que integram as TIC(2009) PEIXOTO, JoanaO presente artigo é baseado na pesquisa “Apoio e avaliação pedagógica de um dispositivo de formação não presencial: a utilização das tecnologias em ambientes virtuais como uma possibilidade de inovação pedagógica”. Tal pesquisa foi realizada entre 2007 e 2008, junto aos professores que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem Moodle em disciplinas semi-presenciais nos cursos de graduação da Universidade Católica de Goiás. Partindo do pressuposto que as formas de utilização das TIC podem ser reveladoras das práticas pedagógicas, possibilitando ações inovadoras, realizou-se uma pesquisa-ação que teve como objetivo final a proposição de um “Roteiro de apoio e avaliação de dispositivos de formação mediados por ambientes virtuais de aprendizagem”.
- ItemConsciência e luta de classes: a tecnologia na mediação do trabalho docente(2022) SOUSA, Daniela Rodrigues de; PEIXOTO, JoanaO objetivo deste artigo é relacionar o desenvolvimento da consciência à apropriação de tecnologia na mediação do trabalho docente. Considera a tecnologia como unidade entre instrumento e signo. Toma a consciência, função psicológica superior, de acordo com os estudos da teoria histórico-cultural e analisa o processo dialético de sua integração/desintegração, a partir de Vygotsky (1931, 1991a, 1991b, 1991c, 1991d, 1991e, 1991g, 1995, 2009), Vygotski; Luria (2007) e Leontiev [1978?]). O artigo é resultado de pesquisa bibliográfica, parte de pesquisa de Doutorado. Considera que a tecnologia na mediação do trabalho docente, tal como se encontra na atual sociedade capitalista neoliberal, não é inovadora por si só. Sua aparência pode ser moderna e revolucionária, mas sua essência mantém a lógica da alienação metabólica à sociedade capitalista. Conclui que o professor, segundo o desenvolvimento de sua consciência, tem maiores chances de resistir ao processo de alienação quanto maior for o seu vínculo com a luta de classes.
- ItemDocência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede(2016) ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; PEIXOTO, JoanaThis article - complete search of fruit -discusses the online teaching, which is taken as a pedagogical practicemediated by digital technologies of information and communication. The research in question of the questioning of current thinking marked by technological determinism, which tends to consider that these technologies represent a new educational paradigm, assuming that the technical capabilities of the communication media network are then automatically transferred to the pedagogical practices. The cutout presented here, we deal with the theoretical and methodological approach underlying the research, taking as reference the notion of instrument in view of the instrumental approach proposed by Rabardel (1994, 1995a, 1995b). The purpose of this article is then discuss some important implications for the analysis of online teaching when considering digital technologies of information and communication as a tool. We can conclude that the use of the instrument concept as the unit of analysis allows us to show that, in pedagogical practices, digital information and communication technologies simultaneously present technical, conceptual and representational. Moreover, we can say that the mediating role of such technologies is in the form of ownership by individuals. For this reason, they do not represent a paradigm itself may have its use guided by different pedagogical approaches.
- ItemDocumento Final da Conae 2024: em foco a tecnologia na mediação do trabalho e da formação docente(2024) PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima FigueiredoEste artigo analisa as propostas do Documento Final da Conae 2024 para a tecnologia na mediação entre trabalho e formação docente, problematizando o projeto de formação na perspectiva da práxis, especialmente em aspectos dos Eixos II e V e das Proposições. É marcante e recorrente o repúdio a formas de desqualificação da educação, transferência das responsabilidades do Estado para a iniciativa privada, ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários. Duas questões emergem de nossa análise: a educação popular e democrática pela soberania digital e um projeto de formação docente que favoreça sua autonomia intelectual e o respeito a condições dignas de trabalho. Salientam-se o cuidado com a ideia de inovação restrita a transformação metodológica, curricular ou uso de tecnologias e a necessidade de garantir que as bases do Documento se efetivem no Plano Nacional de Educação – PNE 2024-2034, legitimando uma construção popular, democrática e pautando princípios de uma escola socialmente justa