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Navegando por Autor "PEDRO, Neuza Sofia Guerreiro"

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    Atividades gamificadas e interativas repaginando o ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede English for Specific Purposes
    (2022) SALOMÃO, Silvana Tabosa; PEDRO, Neuza Sofia Guerreiro
    Este estudo quasi-experimental examina a efetividade de atividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede Inglês para Fins Específicosdirigido para a leitura de textos acadêmicos na área de Educação. A investigação,realizadaem 2020, contoucom a participação de 26 estudantes da área de Educação (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Pará-Brasil.O curso foi criado seguindo as orientações provenientes de pesquisas sobre a inserção deatividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizageme sobredesigninstrucional. As atividades de aprendizagem foram disponibilizadas no Moodle da universidade participante (incluindoas ferramentasH5P e Hot Potatoes)e no site/appgratuito Duolingo for Schools. Os dados foram coletados antes (pré-teste) e ao final do curso (pós-teste e Planilha do Duolingo for Schools). As análises estatísticascomparando as médias revelaram resultados benéficossobre osefeitos das tecnologias utilizadas para a aprendizagem dos estudantes. O estudo foi finalizado com a obtenção de respostas positivasreferentes às hipóteses investigadassobre a aprendizagem de gramáticainglesa.
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    Avaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal
    (2021) SANTOS, Cassio Cabral; PEDRO, Neuza Sofia Guerreiro; MATTAR, João
    O objetivo deste estudo é avaliar o nível de competência digital dos docentes do ensino superior em Portugal. A metodologia utilizada foi um survey, envolvendo um questionário online de autoavaliação, baseado no DigCompEdu, framework desenvolvido e validado na União Europeia. O survey coletou dados em três dimensões: pessoal (gênero, nível de formação, faixa etária e tempo de carreira), docência (ciclo de ensino e modalidade de ensino) e institucional (tipo de ensino, tipo de estabelecimento e região administrativa). O questionário foi respondido por 695 participantes. A análise de dados envolveu a aplicação de técnicas estatísticas como teste t-student e ANOVA. Os resultados apontaram um nível de proficiência intermediário nas competências digitais dos docentes. Não foram detectados efeitos estatisticamente significativos de variáveis como: gênero, faixa etária, tempo de carreira, tipo de estabelecimento e região administrativa. Entretanto, professores com maior nível de formação e que lecionam em níveis de ensino superiores (mestrado e doutorado), a distância e em estabelecimentos politécnicos apresentaram maior nível de competência digital. O estudo identificou necessidades relativas ao desenvolvimento de frameworks que contemplem a educação superior online e o desenvolvimento de formação continuada de professores para promover melhorias no nível de proficiência digital dos docentes.

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ISSN 1518-6385

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