Navegando por Autor "PAZ, Fábio Soares da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação do campo: abordagens e tendências no ensino de ciências(2018) PAZ, Fábio Soares da; USTRA, Sandro Rogério VargasEste artigo apresenta uma reflexão sobre a articulação dos temas Educação do Campo e Ensino de Ciências a partir de uma análise de artigos publicados na plataforma Scielo. É parte de pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco contempla o Ensino de Ciências, Práticas curriculares, Formação e Educação do Campo. Tem como objetivo analisar os artigos da plataforma Scielo na perspectiva do ensino de ciências e da formação de professores para o campo. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa de caráter bibliográfico buscando compreender os artigos selecionados através da análise de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de ampliar pesquisas que envolvam a educação do campo e o ensino de ciências na perspectiva multidisciplinar.
- ItemO ensino de Física em escolas do campo(2023) MOURA, Claudiana Beserra de; PAZ, Fábio Soares daEste estudo diz respeito ao ensino de Física nas escolas do campo, de modo que tal deve contribuir para o processo formativo dos sujeitos do campo proporcionando e possibilitando identificar problemas e desafios no dia a dia; além de esclarecer situações concretas diante da diversidade de fenômenos que o ocorrem no contexto campesino. Este trabalho tem como objetivo discutir os elementos que norteiam o ensino de Física nas escolas do campo. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa através do levantamento bibliográfico realizado por meio da revisão sistemática de literatura no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao término do levantamento dos trabalhos, obteve-se oito estudos, entre teses e dissertações em interface com o ensino de Física e a Educação do Campo. Os dados foram organizados em três eixos de análises: i) Formação docente, ii) Currículo e iii) Metodologias de Ensino.