Navegando por Autor "PASKLAN, Amanda Namibia Pereira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO perfil de docentes para o Ensino Tutorial de cursos de medicina: um processo orientador para a construção de problemas da realidade local(2020) PASKLAN, Amanda Namibia PereiraOs cursos de Medicina possuem em suas diretrizes curriculares a proposta de implementar um ensino baseado na comunidade emque a instituição se encontrainserida. Objetiva-se conhecer o perfil dos docentes do Ensino Tutorial de um curso da Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, prospectivo, realizado com os docentes do módulo de ensino tutorial nos semestres 2018.2 e 2019.1 do curso de Medicina de uma instituição pública, sendo que50% dos docentes estão entre 5 e 10 anos de carreira docente. Todos encontravam-se com experiência no ensino tutorial. A maioria (57%) encontrava-se há pelo menos 2 anos sem capacitação voltada para ensino tutorial. Os docentes participantes eram dos mais diversos cursos. A maioria (57%) respondeu estarem próximos ou muito próximos da realidade local antes do ensino tutorial. Mesmo após sua inserção no ensino tutorial, 43%dosdocentes relataram pouca proximidade. Todos os docentes responderam que possuíam conhecimento razoável sobre os temas discutidos na tutoria.29% consideraram-se pouco próximos da etapa de intervenção realizada pelos discentes no ensino tutorial.83% relataram que consideravam razoável o aprendizado sobre os temas discutidos. Foram abordados os mais variados temas no ensino tutorial: doenças transmissíveis e não transmissíveis, doenças parasitárias, e problemas ambientais e sociais.