Navegando por Autor "PANTOJA, Lydia Dayanne Maia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio(2017) PINHEIRO, João Paulo Silva; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; VANDERLEY, Carminda Sandra Brito SalmitoO Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM busca que as escolas adotem um ensino interdisciplinar e contextualizado, sendo requisito para o ingresso em instituições de ensino superior. Dentro da Biologia existe uma área denominada de Biotecnologia, que se relaciona com diversas atividades tecnológicas, importantes para a sociedade, porém com questões éticas, sociais, políticas, entre outras.
- ItemEstilos de aprendizagem dos discentes de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE(2021) ALMEIDA FILHO, Marcos Adelino; SOUZA, Josiany Costa de; CHAVES, Bruno Edson; PANTOJA, Lydia Dayanne MaiaEste trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.
- ItemOcorrência fúngica em acervos bibliográficos do município de Fortaleza, Ceará, Brasil(2016) PAIXÃO, Germana Costa; RIZZO, Roberta Silva; LIMA, Ari Clecius Alves de; PANTOJA, Lydia Dayanne MaiaAt present the conservation of bibliographic documents presents complex and diverse problems, despite greater awareness theme in recent years. In this context, this research aims to know the fungal spectrum of public reference library collections in the city of Fortaleza-CE. Every two months, 24 months, 05 samples / from library books and / or randomly chosen historical documents have been analyzed, totaling 180 samples in total. Samples were harvested through sterile swabs, rubbed for 30 seconds and then transported in sterile saline. Upon arrival at the laboratory, samples were seeded in culture medium Potato Dextrose Agar (Himedia®) and incubated for 7 days (26 - 28 ° C) with subsequent global count and identification of fungal colonies based on macro- and micromorphological. Of total works analyzed 86% were positive for fungi. In libraries A, B and C were accounted for 3,612, 4,235 and 2,978 fungal colonies, respectively and identified 55 different fungal findings (29 genera and 26 fungal species), highlighting the hialomicetos Aspergillus and Penicillium. The results showed a strong correlation with some clusters, that is, when a fungal findings occurs, the other group findings can also be present in the analyzed books, namely: Libraries A and B (Aspergillus sp, Aspergillus flavus, and Apergillus niger and Penicillium sp.) and C Library (Aspergillus niger, Trichoderma sp. and Penicillium sp.). The research allowed to offer managers of libraries, elements to deepen their knowledge in the field of preservation and conservation of literary invaluable.