Navegando por Autor "PACHECO, Ana Claudia Lemos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2016) PACHECO, Ana Claudia Lemos; QUEIROZ, Delcele MascarenhasAs pesquisas que compõem este dossiê abordam a educação na perspectiva dos grandes processos de mudanças estruturais. Em linhas gerais, partem de análises que privilegiam as dimensões da microanálise do cotidiano, articuladas à equação demo-crática acerca da “igualdade social na diversidade”, ou melhor, das diferenças nas quais estão estruturadas as desigualdades sociais e as novas configurações identitárias.O respeito às diferenças é central para uma sociedade democrática e multicultural. A discussão sobre a política de inclusão e de reconhecimento em torno das identidades sociais e políticas, no Brasil, remontam à década de 1980, com a eclosão dos chamados Novos Movimentos Sociais. Entretanto, as políticas efetivas de reconhecimento e/ou afirmativas implementadas pelo Estado brasileiro, direcionadas às populações negras e indígenas, só foram efetivadas a partir do século XXI, o que contribuiu para uma série de práticas pedagógicas voltadas para a problemática da diversidade cultural na escola e de pesquisas sobre o sistema de ensino. Destarte, além da preocupação com as práticas pedagógicas e com as formas de inserção de segmentos sociais historicamente excluídos no interior da escola, muitos(as) educadores(as), cientistas sociais e ativis-tas dos movimentos sociais contemporâneos demandam por ampliação de políticas públicas mais efetivas na área de educação para o conjunto da população brasileira.