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Navegando por Autor "OSTERMANN, Fernanda"

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    Área de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu
    (2022) OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; MASSI, Luciana
    As contribuições teóricas de Pierre Bourdieu permitem estudos sobre os mais diferentes espaços sociais, e, dentre eles, o espaço acadêmico. A partir da teoria bourdieusiana dos campos, nosso objetivo foi investigar se a área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pode ser considerada um campo científico relativamente autônomo. Para tanto, buscamos discutir duas questões de pesquisa: 1) qual é a distribuição do capital científico na área de ensino|| e 2) quais as implicações dessa distribuição sobre sua constituição como um campo científico. A partir do cruzamento de dados sobre os docentes dos programas da área de ensino com a avaliação dos programas pela Capes, nossa análise revelou que esta área não se constitui enquanto campo científico. Diferentemente do que acontece em campos bem estabelecidos, a maioria dos orientadores da área de ensino provém de muitas áreas científicas diferentes e não reconhece a produção intelectual específica dessa área enquanto capital científico. Supondo que as disputas existentes entre docentes com menos e mais capital científico possam gerar novas conformações da área, uma possível configuração seria a estabilização do subgrupo de docentes de maior capital científico e sua constituição enquanto campo científico, na medida em que seus agentes se tornem cada vez mais conscientes de que sua estrutura cognitiva e seus ideais de educação e de pesquisa são diferentes do que se pretendeu homogeneizar com a criação da área de ensino da Capes. Acreditamos que nossos resultados podem ser uma referência para a reflexão crítica sobre a configuração da área de ensino, ainda a ser realizada por seus agentes.
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    Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
    (2020) ANTUNES JÚNIOR, Estevão Luciano; CAVALCANTI, Cláudio José; OSTERMANN, Fernanda
    Taking the STS (Science, Technology and Society) perspective, socio-scientific issues and scientific literacy as counter-hegemonic positions in the area of ​​research in science education, we sought to identify, in the document of the Common National Curriculum Base (BNCC) of the final years of the elementary school, how such critical perspectives are supported and if they are challenged by traditional views that fall into the so-called STS myths: the superiority of the technocratic decision model, the salvationist conception of science and technology, and technological determinism. As a methodological procedure, a mixed method was adopted that relates Bakhtinian metalinguistic analysis and text mining technique. The results indicate that the analyzed curriculum document cannot overcome traditional curricular perspectives, revisiting a discourse that reinforces the STS myths in science education.

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