Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ORNELAS, Gabriel Mattos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação, terrritório e sustentabilidade: uma crítica ao desenvolvimento a partir do pensamento decolonia
    (2023) ORNELAS, Gabriel Mattos; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura
    O objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à noção de desenvolvimento sustentável a partir da conexão entre a educação, a questão ambiental e a perspectiva territorial nos estudos decoloniais, principalmente com a revisão de literatura sobre ecologia política e educação ambiental crítica e as reflexões de Arturo Escobar. Essas abordagens, aliadas a pesquisa etnográfica, possibilitam evidenciar o protagonismo das comunidades e das redes de atores locais na defesa dos seus territórios, bem como na construção de uma “ecologia de práticas". Ou seja, a valorização, a criação e a coexistência de práticas científicas com a promoção dos conhecimentos locais para articulação de diferentes mundos, humanos e não-humanos. Além disso, os processos educativos empreendidos pelas comunidades que defendem o local enfatizam direitos fundamentais, como a identidade, o território, e as suas próprias visões de (des)envolvimentos e de autonomia política.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão