Navegando por Autor "OLIVEIRA, Sandra Alves de"
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- ItemA dinamização de vivências lúdicas nas aulas de pesquisa e estágio em educação infantil(2023) OLIVEIRA, Sandra Alves de; PRADO, Jany Rodrigues; REIS, Sônia Maria Alves de OliveiraNos processos formativos de professores, a dinamização de vivências lúdicas constitui-se uma estratégia teórico-metodológica na ação de ensino-aprendizagem dos fundamentos da educação infantil no âmbito da formação e prática docente de futuros professores que se encontram com o outro nos espaços da universidade e da escola de educação básica para compartilhamento de saberes, experiências e aprendizagens da docência. Esses momentos serão narrados neste relato de experiência que tem por objetivo analisar os sentidos da dinamização de vivências lúdicas na formação e prática docente de futuras professoras que participaram das diferentes metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas nas aulas de Pesquisa e Estágio em Educação Infantil pelas professoras formadoras desse componente curricular, pela bolsista de ensino e pelas estudantes do 6.° semestre do turno matutino do curso de Pedagogia do Departamento de Educação (DEDC) de Guanambi, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no primeiro semestre de 2018. As vivências lúdicas durante as aulas constituíram-se em um importante momento de reflexão sobre como as acadêmicas poderiam pensar seu planejamento para as crianças da educação infantil, etapa na qual teriam que realizar as atividades de estágio. É importante pensar a formação docente a partir da relação teoria e prática, do trânsito entre universidade e educação básica, da indissociabilidade dos saberes curriculares, acadêmicos e experienciais.
- ItemEm busca de compreensões sobre utilização de recursos digitais na criação de objetos de aprendizagem de matemática(2021) OLIVEIRA, Sandra Alves de; MAGALHÃES, Pamella Leite de; SILVA, Jane Maria Braga; CARNEIRO, Reginaldo FernandoEste trabalho se direciona a buscar compreensões sobre quais recursos digitais estão sendo utilizados para a criação de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática e como isso tem acontecido. Trata-se de um mapeamento sistemático de teses e dissertações publicados no período de 2010 a 2019 na Plataforma Capes, seguindo as cinco etapas propostas porPetersenet al. (2008). Obteve-se um retorno de dezoito pesquisas e, a partir da sua leitura, apresentou-se uma relação dos recursos digitais indicados para a construção dos objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Neste processo identificaram-se doze recursos, utilizados para explorar diferentes conteúdos matemáticos, tais como Funções e Geometria e, também, diferentes níveis de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior. Pôde-se perceber que oGeoGebrae oScratchforam os recursos que tiveram maior destaque nestes trabalhos e que, para a quase totalidade dos autores, o uso dos objetos de aprendizagem exige novas posturas dos professores e abre novas perspectivas.