Navegando por Autor "OLIVEIRA, Marilda Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAPROPRI[AÇÕES]: das fagulhas acionadas por encontros com imagens fílmicas, escritas e docências...(2021) CARDONETTI, Vivien Kelling; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deEste artigo buscou experimentar diferentes fluxos de pensamentos em relação à docência, a partir de dois movimentos que se entrecruzaram: o primeiro referente às materialidades (escritas e imagens) produzidas em uma experiência educativa, no processo de apropriação de três imagens fílmicas que não propriamente diziam de docência e educação; e o segundo relativo à ação de apropriação empreendida na escrita desse artigo quando em contato com essas materialidades. A perspectiva cartográfica de investigação impeliu as autoras a investir em linhas transversais traçadas junto a problemática: como movimentos de apropriação podem conferir à docência e a educação outras possibilidades de existência?
- ItemPara disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação(2016) DALMASO, Alice Copetti; GARLET, Francieli Regina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deThese writings aim to present an account – and are intended as a report – about an experimentation produced in a postgraduate formative space, a doctorate in Education. Some short stories by Mozambican writer Mia Couto were used as triggers so that, through their readings, writings and thoughts on teaching could be produced. The encounter with some authors about difference's thought, such as Deleuze, Larrosa and Levy, and with the colleagues’ production, makes us think the place of research, in relation to what can be discussed as researching, not so much bylimiting it to protocols but as a space of experimentation and a way of thinking our places of teaching, of creating other relations with language and life. To essay ourselves, to essay teaching and research as experience for establishing another relation with the self and the world.
- ItemProcessos de criação com imagens na educação das artes visuais(2022) GARLET, Francieli Regina; CARDONETTI, Vivien Kelling; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deEste artigo busca pensar a potência das imagens enquanto campo de experimentação e de criação em educação, junto às filosofias da diferença, aos movimentos transversais acionados por uma estratégia investigativa cartográfica e à problemática: o que podem as imagens em meio ao traçado de planos de imanência e de composição? Este trabalho problematiza as experiências educativas e investigativas que as autoras têm vivenciado junto à graduação e à pós-graduação, mobilizando uma delas especificamente para operar enquanto materialidade deste texto. Tal experimentação, produzida em uma aula, com uma turma de Licenciatura em Artes Visuais de uma universidade do Sul do Brasil, é operada de modo a explicitar algumas maquinarias que movimentaram o grupo nessa produção, assim como outras surgidas também durante a escrita do artigo por três pares de mãos. Sem a intenção de ilustrar e prescrever modos de relação com as imagens, e tomando a imagem por sua potência plural, desprendida de um sentido representativo e de uma única forma de relação, busca-se produzir aberturas para (im)possíveis vias de criação com as imagens em educação, deixando, também, alguns fios soltos, enquanto isca para outras possibilidades que possam ainda funcionar com elas. Fios que dizem aquilo que não foi possível capturar em imagens e escritas, névoas que se ergueram na composição produzida e que seguem, portanto, em potência, à espera de outros encontros.
- ItemUma leitura (e escrita) que nos move: costurando possibilidades entre educação e a literatura de Mia Couto(2016) DALMASO, Alice Copetti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira deExploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.