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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Luiz Antonio de"

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    Fontes para história da educação no Município de Curiúva – PR: contribuições para a historiografia das escolas rurais no Norte Pioneiro do Paraná
    (2018) OLIVEIRA, Luiz Antonio de; SILVA, Cibele Mayara da; BUENO, Suelen Pereira
    O presente texto apresenta os resultados da pesquisa fontes para História da Educação no município de Curiúva, Estado do Paraná. O interesse insere-se na demanda do grupo de pesquisa HISTEDNOPR por contribuir com a historiografia das instituições escolares na região Norte Pioneiro do Paraná. As fontes do estudo são os arquivos encontrados na Secretaria Municipal de Educação do referido município, bem como depoimentos de professores, ex-professores e estudantes. Tomou-se como referencial teórico os autores Halbwachs (2006); Marx e Engels (1999); Bittar e Ferreira Júnior (2009). O texto encontra-se organizado por revisão da literatura no período (2010 – 2016) nas revistas Histedbr On-line, Revista Brasileira de História da Educação, Revista História da Educação; fontes para História da Educação Rural no município de Curiúva-Pr; Memórias das escolas rurais São José e Maria Quitéria. A pesquisa evidencia a importância da reconstrução histórica, num contexto de identificação das influências sobre a educação dos costumes e dos movimentos da dinâmica da sociedade global e local curiuvense, como parte no projeto formador republicano. Também contribui com a identificação de fontes para pesquisas posteriores.
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    Trabalho educativo e conhecimento científico: a pedagogia histórico-crítica e o papel do professor
    (2020) RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; OLIVEIRA, Luiz Antonio de; RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins
    Este artigo é resultado dos debates e reflexões gestados em dois grupos de estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica realizados em 2019, ano em que essa importante teoria da educação brasileira completou 40 anos. Este texto analisa a importância do conhecimento científico na educação básica em articulação com a atuação dos professores. Parte de duas questões orientadoras: qual a relação existente entre a atuação docente e o conhecimento científico acumulado historicamente? Quais os conhecimentos necessários ao professor? Para atingir o objetivo o texto foi estruturado em três momentos: 1 - apresentação do contexto de elaboração da Pedagogia Histórico-Crítica; 2 – debate sobre a natureza e especificidade da educação para esta teoria crítica; 3 – análise da função docente em sua articulação com o conhecimento científico, bem como dos conhecimentos necessários para uma prática educativa emancipadora. A partir da discussão realizada, fundamentada em uma investigação bibliográfica, é possível concluir que a Pedagogia Histórico-Crítica preconiza a educação como instrumento de luta da classe trabalhadora, instrumentalização do proletariado na luta contra o processo de exploração e em direção de um projeto maior de superação do modo de produção capitalista. Do ponto de vista da realidade significa lutar pela escola pública, o que, na educação básica pode ser entendido como ensinar os conteúdos clássicos, defender a escola pública de qualidade para as classes trabalhadoras e assumir um posicionamento teórico-prático de base materialista-histórica dialética.

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ISSN 1518-6385

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