Navegando por Autor "OLIVEIRA, Kelly Almeida de"
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- ItemEducação e as corporeidades as resistências nas existências(2023) AGUIAR, Vicente; OLIVEIRA, Kelly Almeida de; MADURO, Rossini PereiraA pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo em que busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo, que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que esta possa expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.
- ItemEtnomatemática: saberes e fazeres de quebradeiras de coco babaçu em Timbiras -MA(2023) SILVA, Ana Cláudia Batista da; OLIVEIRA, Kelly Almeida de; CARVALHO, Gleiciane BrandãoEste artigo é um recorte de uma monografia, que traz uma abordagem acerca de mulheres Quebradeiras de coco babaçuque lutaram por terra, preservação das palmeiras, livre acesso aos babaçuais, construção identitária e voz na sociedade. Isso contribuiu para que obtivessemdiversas aprendizagens,a partir da reivindicação dos seus direitos edodesenvolvimento de habilidades por meio do extrativismo do coco babaçu. São pessoas quemobilizam conhecimentos matemáticosem seus trabalhos diários, diferente da matemática escolar. Partindo desse pressuposto, este trabalho baseia-se no seguinte questionamento: que conhecimentos matemáticosas mulheres Quebradeiras de coco babaçu da Associação Extrativista de Timbiras/MA mobilizam em seu cotidiano? Desse modo, objetivamoscompreender que os conhecimentos matemáticosque as mulheres Quebradeira de coco babaçu da Associação Extrativista de Timbiras mobilizamem seu cotidiano, considerando a experiência dessas mulheres e o contexto socioambiental. Para tanto, realizamosuma pesquisa bibliográfica com autoras/es que abordam sobre a Etnomatemática, como D’ Ambrósio (1998) e Knijnik (1996) e ainda, Oliveira (2019) que discute sobre a utilização da matemática por Quebradeiras de coco babaçu. Além disso, realizamosuma pesquisa de campo,comobservações, entrevistas e diálogos informais, os quais foram registrados em gravação e em diário de campo. Percebemosa mobilização de conhecimentosmatemáticosno cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu nesta Associação e apresentamos como ocorre a utilização da matemática na produção e comercializaçãodos produtos do coco babaçu. Desse modo, foi possível apreender que as mulheres Quebradeiras de coco babaçu da ASSEXTIM possuem conhecimentos matemáticos que podem ser acessados por meio do ProgramaEtnomatemática