Navegando por Autor "OLIVEIRA, Julia Costa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrítica as “medições” em educação à luz da teoria das capacidades a meritocracia que reforça a desigualdade(2022) FÁVERO, Altair Alberto; OLIVEIRA, Julia Costa; DE FARIA, Thalia LeiteEste estudo tem como objetivo analisar como a ideia de meritocracia na educação acaba reforçando a desigualdade na medida em que opta por critérios de avaliação limitados. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter hermenêutico e teórico-bibliográfico ancorado nos escritos de Nussbaum (2012; 2014; 2015), Bachelard (1996), Dubet (2004), entre outros autores. Busca responder à seguinte questão: por que processos avaliativos educacionais baseados em medições e meritocracia acabam justificando a desigualdade e promovendo a injustiça social? Os resultados expõem que as avaliações baseadas em critérios meritocráticos não são capazes de medir todas as esferas da vida, tornando-se limitados ao propor o que as pessoas são capazes de ser e fazer. Tendo em vista a necessidade de se criar uma escola democrática e justa, conclui-se que a teoria das capacidades são um meio de buscar a individualidade e habilidades dos sujeitos, agregando na apreensão de conhecimento e na auto reflexão.
- ItemEstudos e contribuições de Martha Nussbaum para a educação(2021) PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SANTOS, Antônio Pereira dos; OLIVEIRA, Julia CostaA coletânea “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação” (Fávero et al., 2021a), publicada pela editora CRV e organizada por Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto, Evandro Consaltér e Junior Bufon Centenaro, tem como objetivo discutir a educação a partir do pensamento de Martha Nussbaum. A obra, composta por 18 capítulos, aborda o papel da educação para o fortalecimento da democracia, para o desenvolvimento humano, para a promoção das capacidades humanas e da justiça social global.