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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de"

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    A Pesquisa na Educação Popular Freireana em uma Universidade Latino-Americana
    (2024) OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; RODRIGUES, Kássya Christinna Oliveira; BEZERRA, Teresa Christina da Cruz
    Este estudo ressignifica, para o campo teórico-metodológico da pesquisa científica em Ciências Humanas, Sociais e Educação, elementos educacionais e pedagógicos desenvolvidos por Freire com a educação popular. Assim, objetiva analisar a contribuição da educação popular de Freire às pesquisas no ensino superior, tendo por base categorias freireanas presentes em três estudos vinculados a um grupo de pesquisa de educação popular de uma universidade na Amazônia Paraense. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental que tem como referência obras de Freire (2015, 2013a, 2013b) e de pesquisadores/as da educação popular (Brandão, 2006; Streck; Redin; Zitkoski, 2019; Saul; Saul, 2022), tendo por base os relatórios de três pesquisas que se apropriaram de Freire como fundamentação teórico-metodológica. Entre os resultados destaca-se que o pensamento de Freire aponta para a realização de pesquisas colaborativas, críticas e dialógicas que permitem aos atores da educação serem partícipes do processo de investigação.
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    Apresentação
    (2024) FARIA, Edite Maria da Silva de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de
    O dossiê Educação Popular nas Universidades Latino-Americanas apresenta como objetivo refletir sobre os processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa de uma educação transformadora. Educação Popular compreendida como processo em função dos espaços e dos contextos históricos em que se realiza, por isso, heterogênea. Desta forma, o dossiê corresponde a momentos, contextos e desafios particulares, os quais são promovidos por protagonistas específicos que têm sua história, ambiente, motivações, condições e disposições próprias. O foco é para a extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogos entre universidades e movimentos sociais populares, destacados os processos de sistematização de experiências extensionistas e fomentando o debate acerca do currículo e da Cartografia de Saberes, que, segundo Oliveira (2008), constitui uma estratégia metodológica, a qual possibilita o mapeamento de saberes experienciados pelos sujeitos em suas práticas culturais, os quais expressam traços da história e da cultura de comunidades, mantidos pela comunicação oral, mas sem registro. Apresenta uma dimensão simbólica, permitindo a identificação das estruturas de representações dos diversos campos do saber sobre a realidade social (Santos, 2002).

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