Navegando por Autor "OLIVEIRA, Inês Barbosa de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação(2025) RODRIGUES, Allan de Carvalho; OLIVEIRA, Inês Barbosa deO dossiê que apresentamos foi proposto com o objetivo de provocar e desenvolver reflexões sobre a temática dos currículos e das políticas de currículo na América Latina, por meio de interrogações e discussões voltadas ao deslocamento de compreensões, à ampliação de sentidos e a outros ou novos diálogos nos campos das pesquisas em currículo, políticas curriculares e educação em diferentes países da América Latina ou em perspectiva comparada. O que importava para nós, organizadores, era promover a submissão de artigos que contribuíssem para uma articulação ampliada das conversas entre esses campos, entendendo essa articulação e a própria ideia de conversa como forças mobilizadoras para pensar os processos formativos, suas práticas e temáticas, com base nas pesquisas neles realizadas. Isso porque entendemos que as políticas oficiais de currículo e seu diálogo concreto com os currículos praticados pensados (Oliveira, 2016) nas escolas são elementos centrais da compreensão dos processos efetivos de “encenação” das primeiras – termo cunhado a partir de tradução livre do termo enactment, presente na obra de Ball, Braun e Maguire (2016).
- ItemEstudos do cotidiano, pequisa em educação e vida cotidiana: o desafio da coerência(2008) OLIVEIRA, Inês Barbosa deThe researches in / for / with the everyday life grow simultaneously with the development of the methodology of this kind of search. That's because, in order to recover the importance of microbial practices - singular and plural - of the everyday's life p