Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, Guilherme Saramago de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A docência nas séries iniciais: formação e prática pedagógica de professores de matemática
    (2018) TEIXEIRA, Cristina Barra; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de
    Com objetivo de discorrer sobre a docência nas séries iniciais tecendo reflexões sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Matemática, desenvolvemos este estudo bibliográfico no encalço da questão: Quais as nuanças da docência nas séries inicias tendo em vista as marcas da formação e da prática pedagógica de professores de Matemática? Em torno desse propósito a tessitura discute a docência nos anos iniciais pontuando que a polivalência exercida pelos professores é permeada por lacunas da formação e nesse sentido, os profissionais enfrentam desafios importantes. Pontuamos que o conhecimento matemático tem grande importância na formação desses professores, sem dissociar-se da didática. É preciso fazer matemática, saber como e por quê ensinar essa disciplina. A formação centrada no desenvolvimento da pesquisa, da investigação e do questionamento busca melhorar a habilidade de ensinar. Na verdade, ensinar só se aprende ensinando, e toda prática tem uma teoria que a sustenta. É importante que a teoria sobre a qual nos embasemos, potencialize em nós a capacidade de avaliação e raciocínio crítico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação
    (2018) MALUSÁ, Silvana; FARIAS JÚNIOR, José Petrúcio de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de
    No presente dossiê intitulado “Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários” apresentamos como foco de reflexões alguns desafios que esses profissionais têm presenciado face às políticas educacionais existentes. Com efeito, este trabalho conta com a participação de pesquisadores que se dedicam a estudos da temática em tela, os quais encontram-se vinculados a Programas de Doutorados Interinstitucionais (DINTER) realizados entre a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e Universidade Federal do Piauí − UFPI (2016-2020), e entre a Universidade Federal de Uberlândia e - UFU e Universidade Federal do Amapá − Unifap (2010-2014).

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão