Navegando por Autor "NUNES, Eduardo Fernandes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEditorial(2014) COSTA, Livia Fialho; NUNES, Eduardo FernandesO número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universi-dade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e Design Pedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, pro-fessores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade. “Lápis e papel na mão”, de há muito, já não parece ser a única expressão de educadores e cientistas da educação face o desafio de formar sujeitos críticos, autônomos e reflexivos. A melhoria da rede wi-fi nas escolas, as aulas com os inevitáveis e sedutores recursos midiáticos, a utilização de ipads e tablets, o uso de jogos eletrônicos para interpretação e intervenção em situações escolares dão a tônica de muitas das ações e discussões que emergem do cenário educacional. Os artigos deste número propõem um debate a respeito do papel do design pedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competên-cias para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.