Navegando por Autor "NUNES, Célia Maria Fernandes"
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- ItemAs políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica(2007) NUNES, Célia Maria Fernandes; CUNHA, Maria Amália de AlmeidaDiante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado rofessor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.
- ItemEducação, Currículo e Formação de Pedagogos na Contemporaneidade(2025) LUCINDO, Nilzilene; LIMA, Paloma Oliveira de Jesus; NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifacio deOs estudos sobre a formação de pedagogos trazem a potência que os currículos têm exercido nessas discussões. Revelam a atuação do profissional de Pedagogia em âmbitos que ultrapassam os limites da escola. Este artigo discute essa temática a partir dos resultados de duas pesquisas que demonstram a diversidade de espaços em que o pedagogo se insere e evidencia, a partir da análise do projeto pedagógico, matrizes curriculares e ementários disciplinares dos cursos de oito universidades, qual o tipo de formação tem sido ofertado aos seus discentes. Os resultados demonstram que a docência se mantém fortemente no centro dos processos de formação do pedagogo, ocasionando um distanciamento entre teoria e prática que garanta a atuação em espaços de educação não escolar. O baixo percentual de disciplinas, bem como a carga horária destinada à temática, vem resultando em uma formação permeada de fragilidades, que impede ou dificulta a entrada e permanência de pedagogos nesses espaços