Navegando por Autor "NOLL, Matias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas pedagógicas integradoras: o elo entre ensino médio integrado e a formação integral(2022) CARDOSO, Luiz Mário Lopes; ROSA, Luciana Santos da; NOLL, Matias; LIMA, Emmanuela Ferreira deAs Práticas Pedagógicas Integradoras orientam o processo de ensino e aprendizagem por meio de ações interdisciplinaresecontextualizadas, integrando teorias e práticas para apreensão do conhecimento em sua totalidade ou o mais próximo, associando-as com a realidade concreta. Pela potencialidade dessas práticas para a formação integral, emerge a questão que norteia este estudo: como as Práticas Pedagógicas Integradoras contribuem na efetivação da formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI)? À luz do materialismohistórico e dialético, são trazidos conceitos fundamentais que se aproximam da resposta à pergunta norteadora. O método aplicado para este estudo foi o qualitativo-descritivo por intermédio de análise bibliográfica. São estudados autores clássicos da baseteórica da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e que permitem a discussão contextualizada histórica e socialacerca da dualidade da escola e do ensino profissional e suas consequências. Os principais conceitos abordados são de Formação Integral,EMI e Práticas Pedagógicas Integradoras. Este estudo mostrou que as práticas integradoras, se efetivada no EMI, podem levar à formação integral do estudante. Portanto, a proposta de formação integral no EMI pode se concretizar com as Práticas Pedagógicas Integradoras, por meio da mediação dos diferentes saberes de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar.