Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NAVARRO, Rodrigo Tramutolo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Produção científica sobre a prática do Qigong em contexto escolar: uma revisão de escopo
    (2022) GASPAROTTO, Guilherme da Silva; NAVARRO, Rodrigo Tramutolo
    Algumas práticas tradicionais orientais já demonstraram evidências relevantes no que diz respeito ao desenvolvimento de aspectos relacionados ao bem-estar e à saúde de diversas populações. Entretanto, a relação com aspectos educacionais não está clara. O Qigong é uma prática corporal oriental tradicional com efeitos positivos sobre fatores psicológicos, emocionais, afetivos, físicos, fatores estes que podem impactar no desenvolvimento escolar. Apesar de alguns estudos relatarem a prática de Qigong em contexto escolar, não se observa uma sistematização dos achados e sobre quais desfechos a prática pode atuar. Diante disso, o objetivo dessa revisão de escopo é demonstrar o quanto é explorada a prática de Qigong em contexto escolar, de que forma se apresentam as intervenções e quais os principais resultados relacionados a desfechos educacionais. Para tal, foram selecionadas as bases Eric/Thesaurus, PubMed/Mediline, Web of Science, Scopus, ScienceDirect, Biblioteca Virtual em Saúde/BVS e ASP/Ebsco. Para a identificação dos artigos nas bases de dados, foram elencados os descritores “Schools”; “Schools of Education”; “Education”; “Learning”; “Academic Achievement”; “Academic Education”; “Academic Performance”. Estes foram identificados entre os MeshTerms (Pubmed) e Thesaurus (Eric) e na plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da BVS. Além dos descritores, para a busca relacionada ao fator de exposição, foram utilizadas as palavras “Qigong”, “Chi Kung” ou “Tai Chi”. A amostra final foi composta por oito estudos que apresentaram resultados de diferentes protocolos de intervenções com Qigong sobre fatores como estresse, atenção, bem-estar, angústia, excesso de uso de computador, depressão, comportamento social e notas de estudantes crianças e adolescentes.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão