Navegando por Autor "NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do"
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- Item100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação(2022) NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora SoaresProduzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.
- ItemEscala brasileira de engajamento docente: mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem(2022) NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; PADILHA, Maria Auxiliadora SoaresCompreender os motivos e as consequências do engajamento docente é fundamental para melhorarmos as condições de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino em nosso país. Pesquisas mostraram que mundialmente há três instrumentos utilizados para mensurar o engajamento dos professores: UWES, ETS e ITEI. Com base nesse fato foi proposta a Escala Brasileira de Engajamento Docente (EBED); porém, ela ainda não havia sido testada, o que gerou a seguinte inquietação: a escala de engajamento docente proposta é capaz de mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi experimentar a escala de engajamento docente proposta para mensurar o nível de envolvimento dos professores com a aprendizagem dos estudantes no contexto da educação brasileira. Desse modo, os objetivos específicos foram estabelecer as dimensões de engajamento docente e identificar as formas de leitura e interpretação dos resultados da escala. Além das estatísticas descritivas, outros testes foram feitos: Alfa de Cronbach, teste de Bartlett, Kaiser–Meyer–Olkin (KMO) e Análise Fatorial Exploratória (AFE). Por fim, os resultados apresentaram que a EBED é capaz de promover três análises sobre o engajamento docente: uma geral, da aprendizagem dos estudantes, uma por dimensão (cognitivo, emocional, institucional, pedagógico e social) e uma por indicadores específicos. Utilizar a EBED permitirá às instituições de ensino pensar em estratégias que promovam maior engajamento dos professores, além de criar programas para cuidar dos docentes que precisam de suporte para se engajar quando estiverem desmotivados, com problemas pessoais e profissionais.
- ItemEvidências de engajamento docente na formação continuada de professores de Ciências e Biologia(2023) RAMALHO, Climéria; OLIVEIRA, Maria Marly de; NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues doA formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas. Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas, segundo a literatura internacional. A pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas. O estudo parte da seguinte questão: Qual a possível influência de um modelo de formação continuada em rede, que faz uso de metodologias ativas, no engajamento de professores de Ciências e Biologia? Para responder tal questão, traçamos dois objetivos: identificar as evidências de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada e analisar a percepção dos professores sobre seu engajamento em relação ao processo formativo vivenciado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados, utilizou-se: análise documental, aplicação de um questionário e uma entrevista em formato de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu através da Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) com triangulação de dados. Como resultados, identificamos que o modelo de formação continuada apresentou evidências que levaram ao engajamento do professor com seu processo formativo, sendo elas: as temáticas da formação, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador do processo, um olhar para as necessidades formativas e a metodologia colaborativa presente nas formações. Outros resultados também evidenciam que a maioria dos professores se percebeu engajado no processo formativo ao longo de um contínuo. Nesse sentido, podemos concluir que a metodologia da formação foi o principal elemento motivador da formação e que se destacou como fator essencial na promoção do engajamento docente durante o processo formativo.