Navegando por Autor "NARDY, João Pedro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de sociologia e relativismo epistêmico: fissuras conceituais e concepção de ser humano que favorecem os interesses dos reformadores da educação(2024) GRIZZO, Camila Gaido; NARDY, João Pedro; TEIXEIRA, Lucas AndréO artigo baseou-se em pesquisa teórica e documental sobre a concepção de ser humano que orienta conteúdos da disciplina Sociologia no Ensino Médio. Aventou-se a hipótese de convergência entre pressupostos relativistas e finalidades pragmáticas dos reformadores empresariais da educação. Para isso, tomou-se como objetos a BNCC, o Currículo Paulista e o multiculturalismo. O corpus foi constituído pela pesquisa documental e submetido às categorias de análise a partir do conceito marxista de essência humana. Os resultados constataram uma concepção de mundo pós-moderna que preenche as fissuras conceituais intencionalmente criadas pelo instrumento burocrático e parasitário burguês, constituindo-se em mecanismo sofisticado, que favorece os interesses dos reformadores da educação nesses documentos.