Navegando por Autor "MUHR, Thomas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelações Sul-Sul em Educação: o programa ¡Yo, Sí Puedo! e a cooperação em educação do BRICS em foco(2019) MUHR, Thomas; AZEVEDO, Mário Luiz Neves deEste artigo adota uma abordagem histórica e global a respeito da cooperação Sul-Sul em educação e desenvolvimento, um tema ainda pouco investigado pela academia. A primeira seção discute os conceitos de “Sul”, “Sul Global” e “Cooperação Sul-Sul”, contraposta às práticas de “colaboração triangular” e “transferência de melhores práticas”. Com base nisso, uma revisão da literatura sobre cooperação em educação Sul-Sul distingue uma abordagem dominante incorporada nas teorias liberais e (neo)realistas de relações internacionais de uma abordagem de teoria crítica associada ao pensamento de contra-dependência. Enquadrado por essas discussões, este artigo apresenta dois estudos de caso das relações contemporâneas globais de educação Sul-Sul: o ¡Yo, Sí Puedo! - uma campanha de alfabetização global promovida pelos governos de Cuba e Venezuela - e a agenda comum de cooperação da educação do BRICS. Embora não se possa concluir inequivocamente que a cooperação educacional Sul-Sul produza uma contra-estrutura para a governança global neoliberal da educação, o artigo mostra igualmente que os princípios Sul-Sul de solidariedade, benefícios mútuos e autoconfiança são muito praticados entre os países parceiros do Sul. Por fim, são apresentadas propostas de pesquisas futuras nesse campo
- ItemVenezuela e ALBA: regionalismo contra-hegemônico e ensino superior para todos(2010) MUHR, ThomasThis paper employs new regionalism theory and regulatory regionalism theory in its analysis and theorisation of the Bolivarian Alliance for the Peoples of Our America (ALBA) as a counter-hegemonic Latin American and Caribbean (LAC) regionalism. As (initia