Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MUÑOZ MUÑOZ, J. R."

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educa[n]ção Intercultural: Canções baseadas em histórias para uma educação intercultural
    (2023) MUÑOZ MUÑOZ, J. R.; GONZÁLEZ-MARTÍN, J.
    O canto é uma das principais atividades desenvolvidas no âmbito da educação musical, promovendo relações sociais e favorecendo a integração. A música é a principal protagonista desta atividade e a sua utilização como meio de promover a educação em valores e a interculturalidade é cada vez mais comum. A sua temática e os contextos que evocam facilitam o tratamento da educação para a paz, o acolhimento, o respeito, a coeducação e a diversidade cultural. Este artigo apresenta um repertório de canções que fazem parte da formação de alunos de educação infantil e primária da Universidade de Almeria (Espanha), bem como de escolas de Almeria e da província que participam de concertos didáticos e solidários
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Impacto da aprendizagem baseada em jogos musicais: um estudo de pesquisa-ação em um curso universitário de formação de professores para a Educação Básica na Espanha
    (2024) LÓPEZ, M. R.; MUÑOZ MUÑOZ, J. R.; CASTELLARY LÓPEZ, M.
    Este estudo investiga a capacidade do jogo musical para melhorar a motivação dos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina obrigatória de Didática da Música na Educação Básica. Avalia-se o impacto do uso de jogos musicais no aprendizado e na formação docente. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: preparação, implementação, avaliação e ação, ao longo de três semanas. Os 83 participantes responderam a questionários no formato Likert, foram observados durante as atividades e participaram de debates em grupo. Os resultados indicam que, embora 60,2% dos participantes desconhecessem a metodologia de aprendizagem baseada em jogos, 90,3% relataram sentir-se motivados após a participação no projeto. Ressalta-se que os jogos musicais não apenas fomentaram a motivação, mas também aprimoraram a cooperação e as habilidades musicais. Este estudo destaca a importância de integrar o jogo como recurso pedagógico na formação inicial de professores.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão