Navegando por Autor "MUÑOZ MUÑOZ, J. R."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEduca[n]ção Intercultural: Canções baseadas em histórias para uma educação intercultural(2023) MUÑOZ MUÑOZ, J. R.; GONZÁLEZ-MARTÍN, J.O canto é uma das principais atividades desenvolvidas no âmbito da educação musical, promovendo relações sociais e favorecendo a integração. A música é a principal protagonista desta atividade e a sua utilização como meio de promover a educação em valores e a interculturalidade é cada vez mais comum. A sua temática e os contextos que evocam facilitam o tratamento da educação para a paz, o acolhimento, o respeito, a coeducação e a diversidade cultural. Este artigo apresenta um repertório de canções que fazem parte da formação de alunos de educação infantil e primária da Universidade de Almeria (Espanha), bem como de escolas de Almeria e da província que participam de concertos didáticos e solidários
- ItemImpacto da aprendizagem baseada em jogos musicais: um estudo de pesquisa-ação em um curso universitário de formação de professores para a Educação Básica na Espanha(2024) LÓPEZ, M. R.; MUÑOZ MUÑOZ, J. R.; CASTELLARY LÓPEZ, M.Este estudo investiga a capacidade do jogo musical para melhorar a motivação dos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina obrigatória de Didática da Música na Educação Básica. Avalia-se o impacto do uso de jogos musicais no aprendizado e na formação docente. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: preparação, implementação, avaliação e ação, ao longo de três semanas. Os 83 participantes responderam a questionários no formato Likert, foram observados durante as atividades e participaram de debates em grupo. Os resultados indicam que, embora 60,2% dos participantes desconhecessem a metodologia de aprendizagem baseada em jogos, 90,3% relataram sentir-se motivados após a participação no projeto. Ressalta-se que os jogos musicais não apenas fomentaram a motivação, mas também aprimoraram a cooperação e as habilidades musicais. Este estudo destaca a importância de integrar o jogo como recurso pedagógico na formação inicial de professores.