Navegando por Autor "MOTTA, Marcelo Souza"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada de professores de matemática para uso de tecnologias digitais: uma análise a partir de um curso de extensão sobre o software scratch(2021) ROCHA, lavia Sucheck Mateus da ROCHA; ZIMER, Tânia Teresinha Bruns; CAMARGO, Sérgio; MOTTA, Marcelo SouzaAs tecnologias digitais podem representar novas possibilidades metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente quando os docentes envolvidos com o uso de tais recursos conhecemsuas potencialidades e funcionalidades. Com o objetivo de analisar as possíveis contribuições de um curso de formação continuada para professores de Matemática sobre o software Scratch, realizou-se uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso, pautada no seguinte problema:quais as possíveis contribuições de um curso de formação de professores sobre o software Scratch na atuação profissional dos participantes?A partir da observação de um curso de extensão desenvolvido em um Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática, que teve 14 participantes, efetuou-se o registro dos dados de cada encontro do curso, bem como da participação dos cursistas. Um ano após a conclusão do curso, os participantes foram entrevistados para verificar como estava a prática profissional atual, buscando-se indícios das contribuições do curso. Para analisar os dados, utilizou-se o método deanálise de conteúdo. Foi possível identificar que o curso, mais do que contribuir para que os participantes conhecessem um recurso diferenciado para a sala de aula, possibilitou que os professores se tornassem mais autônomos na busca de tecnologias digitais que contribuíssem com o aprimoramento da aprendizagem de seus alunos.O aprendizado coletivo, vivenciado em um grupo de pesquisa, possibilitou que esses professores permanecessem em formação e compartilhamento de conhecimentos.
- ItemMapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de física(2018) MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio; MOCROSKY, Luciane FerreiraThis article presents a mapping of the dissertations that relate the use of educational technologies to the teaching of Physics, based on these interests, the focus was given to researches carried out in the Professional Master's Program in Scientific, Educational and Technological Formation (PPGFCET) of the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR) in the period from 2013 to the first half of 2018. The methodological procedure adopted has as a characteristic a documentary investigation, in the perspective of an inventorizing work. To make these tasks possible, it was used as a procedure the mapping technique proposed by Fiorentini (2002). Initially, 77 papers were identified in the institutional repository and on the program page, also were used 11 dissertations were part of the research's scope. After the categorization process, we performed the summarization of the works and, in some cases, the texts were read completely. The researches were organized into three focus areas and six thematic sub focus, which presented the main contributions of the studies about Physics' teaching. The results indicated the relevance of the researches and educational products developed, but also pointed out the need of a greater diversification in the themes that involve educational technologies in the teaching of Physics.
- ItemMapeamento sistemático das pesquisas realizadas nos programas de mestrado profissional que versam sobre a aprendizagem matemática na educação infantil(2019) MOTTA, Marcelo Souza; BASSO, Stephanie Johansen Longo; KALINKE, Marco AurélioThe purpose of this article is presenting an overview of the dissertations, carried out in professional master's degree programs, which deal with mathematic'slearning in early childhood education. The research is qualitative and uses as an inventive procedure the systematic mapping, in which the central concern is the characterization of the studies and not the analysis and quality inferences. The research scenario consisted of the works that were available in the Capes thesis dissertation catalog, in the time frame from 2013 to 2018. The initial search took place in July 2019, and after the adoption of the exclusion and inclusion criteria, 84 works were presentedas the result of this research. Of those, after the parameterization process, with the establishment of 11 descriptors, there were 12 studies about the theme. After this process, we performed the floating reading of the texts and the file. In some cases the works were read in full. The research was categorized into three focus and six thematic subfocus. The results pointed to the relevance of the research, as they presented effective contributions to children's mathematical learning. Nevertheless, most of the work focuses on the realization of diversified methodologies and some texts do not clearly highlight the educational product, an essential criterion in professional stricto sensu programs. Finally, we emphasize that the methodology adopted is not rigid and can be adapted by other researchers, allowing the diversifiedobtaining ofdata.
- ItemO ensino de matemática: entrevista com o professor Vinicio de Macedo Santos(2019) ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz Elias; MOTTA, Marcelo SouzaEste texto traz uma entrevista realizada com o professor Dr. Vinicio de Macedo durante o evento “Jornadas da Educação em Ciências e Matemática”, realizado no ano de 2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesta entrevista o professor discute sobre o ensino de matemática, a relação dos estudantes com esta disciplina, bem como sobre a postura do professor de matemática diante das demandas de seus estudantes. O entrevistado também fala sobre o PNE e sobre as relações da matemática com o cotidiano dos estudantes. Fala, ainda, sobre a sua trajetória como professor evidenciando os méritos da profissão.