Navegando por Autor "MOREIRA, Geraldo Eustáquio"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação: Dossiê - Educação Matemática(2019) MOREIRA, Geraldo EustáquioA organização do presente Dossiê Temático, da Revista Linhas Críticas da Universidade de Brasília - UnB, o qual tive a grata satisfação de ser o Editor Convidado, abordou a temática “Educação Matemática: Interlocuções entre o ensino, a aprendizagem e a formação do professor que ensina Matemática”.
- ItemO papel do agente socioetnocultural frente à educação escolar quilombola e o ensino de matemática(2023) SANTOS, Hélio Rodrigues dos; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; MOREIRA, Geraldo EustáquioO artigo em tela,de natureza teórico-crítica,busca refletir sobre o papel do agente socioetnocutural na Educação Escolar Quilombola e o ensino de Matemática. Para isso, partimos da seguinte pergunta: Qual é o papel do agente socioetnocultural no ensino de Matemática nas escolas quilombolas? Assim buscamos caracterizar a Educação Escolar Quilombola e o agente socioetnocultural partindo da concepção da Etnomatemática, bem como identificar as possibilidades e desafios a serem enfrentados pelo agente socioetnocultural no processo de ensino e aprendizagemda Matemática nessas escolas quilombolas,buscando valorizar a cultura e as tradições de cada comunidade. A pesquisa teórica não tem por objetivo intervenção imediata na realidade. Contudo é nosso desejo,ao teorizar sobre a função do agente socioetnocultural,impactar, de maneira positiva, visando o resgate histórico, a realidade dos professores, alunos e famílias quilombolas.Utilizamos a análise documental e arevisão bibliográficacrítica. Identificamos,entre os desafios que este profissional,encontrará o racismo estruturale anecessidade de formação para lidar com a educação quilombola. Entre as possibilidades, percebemoso avanço dasleis e diretrizes específicas para a Educação Escolar Quilombola. Percebemos que opapel da Educação Escolar Quilombola é fundamental para garantir a preservação da cultura local, promover a formação continuada e garantir o ensino da Matemática contextualizada e significativa.
- ItemTouch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment(2019) BRESSANE, Adriano; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VILLANUEVA, Sandra Bizarria LopesThe perceptual strength in learning styles refers to obtain knowledge most easily by different sensory systems. Discovering the perceptive strengths and weaknesses of each student and finding ways to optimize their learning is always a challenge for the professor. In extreme cases such as in the visual impairment touch-and-go approaches can be an alternative. This paper aims at sharing the usage of tactual resources as a learning strategy in a case of visual impairment, developed by a group of professors for supporting classes of Linear Algebra and Analytic Geometry at Sorocaba Engineering College (Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS). As a result, there was ease of handling tactile resources by the student, considerable gain in understanding the theoretical subjects and of practical cases analyzed in classroom. According to professors’ perception, the concrete experimentation by using the touch-and-go strategy provided satisfactory support for the classes. Therefore, the usage of touch-and-go by means of the tactile resources can be considered as a promising approach as a learning strategy in cases of visual impairment.