Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOREIRA, Evando Carlos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT
    (2021) SILVA, Elaine Cristina; MOREIRA, Evando Carlos
    Considerando as vivências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em relação ao planejamento nas aulas de Educação Física, teve--se como objetivoidentificar as possíveis contribuições do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso para o processo de planejamento do trabalho docente. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN,1994) com quatro professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cuiabá. O método utilizado foi o estudo de caso (FONSECA, 2002). O instrumento foi a entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos dados respaldaram-se nos estudos realizados por Formosinho (2009), Imbernón (2011), Nóvoa (2009)e Tardif (2006). Os dados revelaram que as experiências proporcionadas pelo subprojeto ajudaram no sentido de saber como e quais referenciais podem servir de base para a elaboração do Plano de Trabalho docente, os possíveis conteúdos a serem selecionados, a importância da ação e reflexão sobre a prática pedagógica, bem como a organização e intencionalidade docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação
    (2021) GODOI, Marcos; PINTO, Bruno da Silva; CABELEIRA, Joami Bettim; LOURENÇO, Renato Gagg; MOREIRA, Evando Carlos
    Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão