Navegando por Autor "MORAIS, Alessandra de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental II e médio(2017) DIAS, Carmen Lúcia; SILVA, Terezinh aFerreira da Colombo; MORAIS, Alessandra deEste artigo teve como objetivo analisar as percepções de estudantes de uma escola particular de Educação Básica sobre o maltrato entre iguais, no que se refere à sua incidência e características, e oferecer dados prévios de diagnóstico para que possam ser planejados programas de intervenção voltados para a prevenção e erradicação do bullying no ambiente educativo. Participaram da pesquisa 508 estudantes, 309 do Ensino Fundamental II e 199 do Ensino Médio, os quais responderam a um questionário que avalia o tipo de bullying presente na comunidade educativa. Os resultados sinalizam que há indícios de situações de maus-tratos na escola pesquisada, sendo considerável o número daqueles que passam por esse tipo de situação seja como alvo, agente ou telespectador. Sobre a quem pedem ajuda quando se sentem vitimizados, observa-se que recorrem mais à família e aos colegas, vários não falam nada a ninguém e por último pedem ajuda aos professores, apesar de os indicarem como aqueles que principalmente deveriam fazer algo para solucionar esse problema. A escola precisa reconhecer a existência do fenômeno para que esteja consciente de seus prejuízos para a personalidade e desenvolvimento socioeducacional dos estudantes. Também é necessário instrumentalizar seus profissionais para observação, identificação, diagnóstico, intervenção e encaminhamentos assertivos.
- ItemAssunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior(2017) MORAIS, Alessandra de; BATAGLIA, Patricia Unger Raphael; LEPRE, Rita Melissa; DIAS, Carmen Lucia; OLIVEIRA, Rogério Eduardo Cunha deA conducive academic environment for learning relates to the provision of opportunities for the assumption of responsibility and directed reflection, which refer to the possibility of applying the knowledge to diverse circumstances and their respective directed and guided reflection. This study aimed to identify such opportunities at a Pedagogy course, in the perception of students and teachers. Focus groups were conducted and data were treated using content analysis, ran by the ALCESTE © software. Results showed that the course offers several opportunities for the active participation of students; however, students from the nightclasses present difficulties to take them, having no services and proposals that meet their needs. As for directed reflection opportunities, problems sparked up in the way the curriculum stage is set. These data reflect on the quality of the formation and adaptation of the students.