Navegando por Autor "MONTEIRO, Alexandrina"
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- ItemApresentação(2017) MONTEIRO, AlexandrinaDear readers this third volume of the 2017 ETD journal- Digital Thematic Education, publishes a dossier entitled Exploring mathematical knowledge through the polysemic connections of ethnomathematics, consisting of a set of eight articles presented by researchers from four different countries. This set of articles presents some of the diverse perspectives of research in the field of ethnomathematics. Also in the field of Mathematics Education, this volume presents a document with photos of manuscripts and books by Professor Júlio Cesar de Mello e Souza, better known by his pseudonym, Malba Tahan, whose entire collection is in the custody of the Centro de Memória da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
- ItemApresentação: Número 1/2017 e Número Especial(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaA ETD-Educação Temática Digital inicia o ano de 2017 de cara nova. Nesse número inauguramos umnovo estilo para nossas capas e um novo template.
- ItemAvaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional(2012) MENDES, Jackeline Rodrigues; MONTEIRO, Alexandrina; PERBONI, Edilene Mizael de CarvalhoEste artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira.
- Item(Des)ocupar é resistir?(2017) OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado; DIAS JUNIOR, Antonio Carlos; MONTEIRO, AlexandrinaCorria o mês de agosto de 2016 quando a revista ETD-Educação Temática Digital divulgou a chamada de artigos para o dossiê (Des)ocupar é resistir? agora publicado no primeiro número de 2017: Os temas dos textos, preferencialmente, devem traçar diálogos com as Políticas Educacionais e as Mobilizações Estudantis na contemporaneidade em especial os movimentos relacionados às ocupações das escolas públicas; as construções discursivas sobre políticas educacionais relacionadas às propostas de escolas sem partido, às questões de gênero, religião e laicidade no ensino público, bem como os sentidos e potencialidades que se desdobram dos verbos ocupar e resistir quando apropriados por esses movimentos em seus processos de aprendizagem e produções de subjetividades.