Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOLL, Jaqueline"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades
    (2021) SILVEIRA, Éder da Silva; MOLL, Jaqueline; MARTINIC, Sergio
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação integral e democracia: contextos, referências e conceitos em um campo em disputas
    (2023) BARCELOS, Renata Gerhardt de; MOLL, Jaqueline
    O propósito deste artigo é abordar a Educação Integral, desde a perspectiva das lutas pela democratização da educação escolar no Brasil, tendo como arcabouço preceitos contidos na Constituição Federal de 1988 – sobretudo o objetivo da educação nacional em relação ao pleno desenvolvimento da pessoa, a partir de uma análise bibliográfica. Para tanto, retoma aspectos da contribuição histórica de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Maria Nilde Mascellani para a construção da escola universal, laica, pública e de formação humana integral. Sublinha as relações entre educação e democracia e recupera a memória recente das políticas públicas, sobretudo do Programa Mais Educação e do Programa Novo Mais Educação, explicitando um horizonte de disputas que dizem respeito não só ao trabalho das instituições escolares, mas ao próprio projeto de sociedade
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O Ensino Médio e o dilema da descontinuidade das políticas
    (2021) CANCI, Chanauana de Azevedo; COGO, Janaína Raquel; MOLL, Jaqueline
    Este artigo aborda o Ensino Médio e de que forma a descontinuidade de políticas públicas educacionais pode significar um impeditivo para mudanças e avanços em termos de escolarização e processos educativos. Propomos uma reflexão crítica quanto aos desafios em universalizar o Ensino Médio com qualidade e com vistas à diversidade de contextos que compõe o país frente ao dualismo que permeia a educação dos jovens. Neste ensaio teórico, defendemos oportunidades de escolha para todos os jovens e a construção de trajetórias significativas, em que a lógica da profissionalização não se sobreponha, almejando a educação integral e a universalização do ensino em todas as etapas da educação básica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão