Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MOLINA, Rodrigo Sarruge"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    História, instituições escolares e o materialismo histórico dialético
    (2018) MOLINA, Rodrigo Sarruge
    Esse artigo objetiva analisar a contribuição teórico-metodológica do materialismo histórico dialético para o campo da Educação, especialmente para o estudo histórico das Instituições Escolares. Resultado de debates desenvolvidos na pós-graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP constatamos a grande importância dos estudos das instituições escolares para a área da educação, pois enriquecem a prática pedagógica nas escolas, fortalecem os compromissos desses autores institucionais com a educação e desenvolve o conjunto da área da Educação, pois a história das escolas é a própria História da Educação. Nesse sentido, concluímos que o materialismo histórico dialético tem fundamental contribuição para a Educação, dado que sem o auxílio desse campo teórico e metodológico os estudos da história das instituições escolares ficariam, ainda mais, sem problemas e objetos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular: entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022)
    (2024) MOLINA, Rodrigo Sarruge; PERES, Silvia Miguel de Paula
    O artigo analisa as reformas curriculares que impactam a educação paulista entre os anos de 2017 e 2022, reflexo da nova Base Nacional Comum Curricular e da intervenção direta de entidades empresariais nacionais e internacionais. A análise histórica será fundamentada no materialismo histórico e dialético e serão analisadas duas fontes primárias, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Programa Inova Educação paulista de 2019. O estudo constatou que as escolas estão hegemonizadas pelas forças neoliberais e suas pedagogias do aprender a aprender e competir e empreender. Diagnosticou-se uma barbárie educacional e evoca-se a Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa libertadora para a escola dos filhos dos trabalhadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
    (2024) MOLINA, Rodrigo Sarruge; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão