Navegando por Autor "MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComunidade investigativa e desenvolviemnto profissional de professores(2023) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SILVA, Marcia Tostes Costa da; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos deO objetivo deste artigo é analisar como professores de Educação Infantil de uma comunidade investigativa da rede pública traduzem a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) em práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: entrevista com roteiro semiestruturado, observação e análise de documentos. Participaram do estudo duas professoras e uma diretora da rede pública municipal de Educação Infantil de Barueri – SP. Por comunidade investigativa, entende-se contextos nos quais professores constroem conhecimentos sobre as próprias práticas, dialogando com teorias. Os dados evidenciam a importância dos processos de construção da base de conhecimento para o ensino com especial destaque para o protagonismo de cada participante na construção de conhecimento pedagógico de conteúdo que materializa a BNCC. A pesquisa indica a importância da formação continuada no local de trabalho.
- ItemFormação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino(2020) DUEK, Viviane Preichardt; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; MARTINS, Lúcia de Araújo RamosO objetivo do artigo é refletir, a partir das narrativas de professoras colaboradoras, sobre o potencial dos casos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva.
- ItemPrograma de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes(2008) REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça NicolettiThe text introduces the theoretical-methodological framework, and initial results, of an intervention-research about the formative processes of beginner teachers and their mentors. The initial formation of teachers by their mentors takes place under the M