Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Comunidade investigativa e desenvolviemnto profissional de professores
    (2023) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SILVA, Marcia Tostes Costa da; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de
    O objetivo deste artigo é analisar como professores de Educação Infantil de uma comunidade investigativa da rede pública traduzem a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) em práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: entrevista com roteiro semiestruturado, observação e análise de documentos. Participaram do estudo duas professoras e uma diretora da rede pública municipal de Educação Infantil de Barueri – SP. Por comunidade investigativa, entende-se contextos nos quais professores constroem conhecimentos sobre as próprias práticas, dialogando com teorias. Os dados evidenciam a importância dos processos de construção da base de conhecimento para o ensino com especial destaque para o protagonismo de cada participante na construção de conhecimento pedagógico de conteúdo que materializa a BNCC. A pesquisa indica a importância da formação continuada no local de trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento Profissional da Docênciaentrevista com Maévi Anabel Nono
    (2024) FARIAS, Isabel Maria Sabino de; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; NONO, Maévi Anabel
    Maévi Anabel Nono, paulista de nascimento, pedagoga de formação, é uma notável pesquisadora brasileira da área de Educação, com estudos voltados para a formação de professores e a Educação Infantil. Apresentamos, aqui, a entrevista com ela realizada, consolidada e validada entre janeiro e fevereiro de 2023, interlocução que objetivou explicitar, mediante questões ligadas às suas experiências de professora e de pesquisadora dos processos de aprendizagem da profissão docente, a reflexão sobre os aprendizados advindos com as várias situações vividas no seu percurso de desenvolvimento profissional. Na entrevista, além de evidenciar uma inserção e atuação na docência e na pesquisa fortemente marcada pela formação no CEFAM, posteriormente fortalecida com o ingresso na graduação e pós-graduação stricto sensu – tempo de formação vivido na Universidade Federal de São Carlos, ela destaca os aprendizados e desafios que vislumbra na formação de professor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação continuada de professores para educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino
    (2020) DUEK, Viviane Preichardt; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos
    O objetivo do artigo é refletir, a partir das narrativas de professoras colaboradoras, sobre o potencial dos casos de ensino para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes
    (2008) REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
    The text introduces the theoretical-methodological framework, and initial results, of an intervention-research about the formative processes of beginner teachers and their mentors. The initial formation of teachers by their mentors takes place under the M

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão