Navegando por Autor "MIRANDA, Karina Mendonça"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente(2021) MIRANDA, Karina Mendonça; BARRETO, Andreia Cristina FreitasEsseartigopropõeinvestigaroentendimentodeneutralidadepolíticaeideológica,elaboradapelaorganizaçãoEscolaSemPartido,notrabalhodocente.Portanto,buscamos reunir dados com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa:Comoarepresentaçãodeneutralidadepolíticaeideológica,configuradapelaorganização Escola Sem Partido, afeta o trabalho docente? Desta forma, essa pesquisa decaráter bibliográficoe documental, sobenfoque qualitativo(GIL, 2008), nospermitiuobservar documentos de domínio público e estudos no âmbito nacional sobre o tema emquestão,tambémaquelesquematerializamoEscolaSemPartido.Apoiamo-nosnosconhecimentosadvindosdosseguintesautores:AzevedoeSantos(2019);Algebaile(2017); Freire (1996 e 2019); Frigotto (2017 e 2019); Miguel (2016); Penna (2016 e 2017);Silveira(2019)entreoutros,quenospossibilitouentendersobreaspretensõesdofenômenoEscolaSemPartido.Conformeosestudospropostos,aorganizaçãoEscolaSemPartidosepautounoultraconservadorismodaburguesiadeextremadireitaorganizadanahierarquiadopaternalismo.Buscoureprimirafunçãodoprofessoresuprimirodireitodoalunoemsetornarumcidadãocrítico,reflexivoeautônomo.Portanto,caracteriza-senaposiçãodeumprojetodoutrinadorcomapremissadedesmancheecriminalização do trabalho docente.