Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MERCADO, Luis Paulo Leopoldo"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A transmídia e sua potência na prática de leitura e produção textual
    (2017) LIMA, Daniella de Jesus; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; VERSUTI, Andrea Cristina
    Neste artigo refletimos sobre a cultura digital e suas implicações na educação, objetivando discutir a relação entre a narrativa transmídia e a educação, além de apresentar uma metodologia de ensino para os gêneros textuais, a partir da pesquisa bibliográfica e da observação participante com estudantes do curso de comunicação social – jornalismo de uma universidade privada do nordeste brasileiro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Experimentação em física apoiada por objetos de aprendizagem
    (2019) SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo
    The objective of this study was to systematize experiments in physics based on learning objects. This is a qualitative essay, of a bibliographic nature, based on the assumptions of the systematic literature review. From this methodological reference it waspossible to verify that the virtual resources available today have rich potential to support experimentation in Physics. Through experimentation in Physics based on learning objects, it is possible to develop relevant demonstrative, provatory or investigative proposals. Such proposals can contribute so much to the use in presential, hybrid or online teaching and learning contexts. Likewise, it is possible to explore these resources both in the context of Basic Education, and in Higher Education, either forteaching or for research. It is necessary to consider how the exploration of virtual experiments must be very well accompanied and problematized so that the visualization of the simulation is not perceived by the subjects as a reproduction of the phenomenon as presented in nature. Thus, experimentation supported by learning objects opens multiple possibilities for the pedagogical work in Physics; for the creation of more and better pedagogical practices and, consequently, for new ways of teaching and learning in the contemporary world.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Integridade na pesquisa: orientações e reflexões para a autoria de manuscritos
    (2023) MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; RÊGO, Ana Paula Monteiro
    O artigo aborda a importância da promoção da cultura da integridade na pesquisa e questiona as fragilidades éticas na etapa da sua difusão, as possibilidades de correção da literatura e a formação do educador pesquisador. É um estudo qualitativo, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Vale-se de textos e documentos que sustentam os critérios e os procedimentos utilizados pela comunidade científica na validação de um manuscrito. Perspectivando o fortalecimento da cultura da ética e da integridade na pesquisa, aponta para a necessidade de processos formativos reflexivos que abordem o contexto da publicação e as boas práticas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão