Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MENDES, Olenir Maria"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A avaliação formativa como uma política includente para a educação escolar
    (2013) CAMARGO, Clarice Carolina Ortiz de; MENDES, Olenir Maria
    O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa.A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir comopolítica pública para a Educação Básica e Superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.
    (2018) MENDES, Olenir Maria; COSTA, Simone Freitas Pereira
    A obra, "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas", foi publicada, inicialmente, em Portugal, pela Texto Editores, e depois aqui no Brasil, por meio da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Esta obra é composta por cinco seções e um Anexo - Uma seleção de publicações na área da avaliação das aprendizagens, e Referências. As seções são as seguintes: Introdução; Três razões suficientes para mudar a avaliação; Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas; Avaliação externa: exames e estudos internacionais; Investigação, formação, práticas e políticas: uma agenda, muitos desafios, totalizando 221 páginas. Destaca-se a atualidade e essencialidade desta publicação, que se apresenta como um estado da arte e, ainda, nos chama a atenção para o fato de que não se trata somente de um livro sobre avaliação. Isso porque Domingos Fernandes vai além: faz desta obra um "grito inconformado" diante de um sistema escolar incapaz de atender às necessidades de seus alunos e alunas, sejam crianças, sejam jovens.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão