Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MENDES, Jackeline Rodrigues"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional
    (2012) MENDES, Jackeline Rodrigues; MONTEIRO, Alexandrina; PERBONI, Edilene Mizael de Carvalho
    Este artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma tessitura sobre as relações temporais e espaciais em práticas culturais (escolares) que reverberam efeitos no currículo
    (2021) CARVALHO, Juciara Guimarães; MENDES, Jackeline Rodrigues
    This text intends to move a mesh of meanings around temporalities and spatialities in cultural (school) practices and their possible reverberations in the curriculum. To weave this mesh, the investigative plot takes place from grammatical therapy, understood as undisciplinary problematization (MIGUEL, 2015), which aims to track different cultural practices involving time and space present in life forms and, specifically, in the school life form. The problematization is part of our daily uses of doing school in school and, consequently, in school mathematics education. In this sense, the driving force of the discussion approaches Ethnomathematics, from the perspective of the counter-conduct, as a triggering agent of driving modes that are present in temporal and spatial relations in different fields of human activity. It is about going through different uses of the notions of time and space from philosophical crossings that can deconstruct the universality of these notions in our practices. Thus, we resort to the thoughts of philosophers Wittgenstein, the Philosophical Investigations, with the perspective of grammatical therapy and Foucault with the problematizations about the life span of men and the modes of production of subjectivity. They are tools that allow multiplicity to proliferate and refuse any dichotomous, dogmatic and metaphysical relationship.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão