Navegando por Autor "MENDES, Geovana Mendonça Lunardi"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHabitantes temporários: o pressuposto epistemológico do (não) saber docente e a inventividade(2018) SEPTIMIO, Carolline; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; COSTA, Gilcilene Dias daA partir da pesquisa de doutorado acerca do discurso recorrente de que falta aos professores que trabalham com Estudantes com deficiência o conhecimento necessário para o exercício da docência, este artigo busca problematizar o pressuposto epistemológico do saber docente como critério de verdade, apontando caminhos sobre o (não) saber docente frente aos desafios da escola inclusiva.
- Item“Imigrantes” versus “nativos” digitais: o discurso de tecnologias digitais em políticas curriculares(2016) LOUREIRO, Carla Cristiane; GRIMM, Viviane; MENDES, Geovana Mendonça LunardiOs discursos de “nativo digital” e “imigrante digital” em políticas curriculares são objeto central de análise neste artigo. Buscou-se refletir sobre as relações entre docência, criança, infância, tecnologia e currículo, utilizando-se como material empírico alguns documentos curriculares elaborados pelo Governo Federal brasileiro a partir dos anos 2000. A partir da pesquisa, observou-se que o lugar social da criança na relação com as tecnologias digitais é marcado pela existência de uma “expertise” garantida por uma “experiência geracional inata” (criança-nativos) em contraposição às demais gerações (docentes-imigrantes), apontando uma visão naturalizada e determinista sobre a tecnologia em detrimento a usos mais significativos e possibilidades de empoderamento de professores e crianças.