Navegando por Autor "MELO, Charlline Vladia Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPossibilidades de abordagem de Carolina Maria de Jesus em cursos de Formação Inicial de Professores/As(2023) PAZ, Leila Kely dos Santos da; MELO, Charlline Vladia Silva de; SILVA, Ivanderson Pereira daNeste estudo investigamos as possibilidades didáticas para cursos de formação inicial de professores/as a partir da exploração do legado de Carolina Maria de Jesus. Delineamos os seguintes objetivos: perceber as relações entre o legado de Carolina Maria de Jesus e sua importância para compreender a realidade social brasileira, no contexto contemporâneo; analisar experiências curriculares centradas na vida e na obra de Carolina Maria de Jesus no âmbito de cursos de formação inicial de professores/as; avaliar os limites e as potencialidades da narrativa de, e sobre, Carolina Maria de Jesus para o desenvolvimento de propostas de ensino no contexto da formação inicial de professores/as. Para dar conta desses objetivos, analisamos a experiência da disciplina “Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”, ofertada aos estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, no primeiro semestre civil de 2022. Esta experiência adotou a obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” como eixo vertebrador das atividades. Foram gerados portfólios que se materializaram em formato de blogs. Esses materiais, enquanto fontes primárias de dados, foram tratados à luz da análise documental. Como resultados, evidenciamos que é possível, a partir da narrativa de Carolina, tensionar o currículo oficial em favor de um currículo decolonial e produzir materiais didáticos adaptados, em formatos midiáticos diversos, para o desenvolvimento de propostas de ensino antirracistas e antissexistas.