Navegando por Autor "MEDEIROS, Arilene Maria Soares de"
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- ItemHabermas e a teoria do conhecimento(2003) MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende BragaThe main objective of this study is to argue some questions put by Habermas in: Conhecimento e Interesse (Knowledge and Human Interests), O Discurso Filosófico da Modernidade (The Philosophical Discourse of Modernity) and Teoria de la Acción. Comunicativa
- ItemHabermas e a teoria do conhecimento(2003) MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende BragaThe main objective of this study is to argue some questions put by Habermas in: Conhecimento e Interesse (Knowledge and Human Interests), O Discurso Filosófico da Modernidade (The Philosophical Discourse of Modernity) and Teoria de la Acción. Comunicativa
- ItemMetodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação(2022) SOUZA, Allan Solano; MEDEIROS, Arilene Maria Soares deEste artigo objetiva discutir a utilização de metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu, as quais visam fomentar a imaginação sociológica dos mestrandos. Parte-se do pressuposto de que as metodologias colaborativas possibilitam produzir conhecimento acadêmico com autoconfiança e inovação. Apresenta-se, então, um relato de experiência, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no semestre letivo 2018.2, envolvendo dois docentes e trinta e cinco mestrandos de três linhas de pesquisa, em uma disciplina obrigatória. Para a sua elaboração, além da produção escrita coletiva dos painéis, foi solicitado o relato individual da experiência de três mestrandas, escolhidas intencionalmente, uma de cada linha, para subsídios empíricos. Os resultados apontam que as metodologias colaborativas possibilitam que cada grupo crie estratégias/encaminhamentos, aguçando a imaginação sociológica dos pós-graduandos com o uso da escrita individual e coletiva. Enfim, os pós-graduandos precisam ser desafiados a fazer experiências novas, a pensar por si nos diferentes espaços da formação. Sem imaginação sociológica aguçada, não há inovação e criação.