Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MEDEIROS, Arilene Maria Soares de"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Habermas e a teoria do conhecimento
    (2003) MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga
    The main objective of this study is to argue some questions put by Habermas in: Conhecimento e Interesse (Knowledge and Human Interests), O Discurso Filosófico da Modernidade (The Philosophical Discourse of Modernity) and Teoria de la Acción. Comunicativa
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Habermas e a teoria do conhecimento
    (2003) MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga
    The main objective of this study is to argue some questions put by Habermas in: Conhecimento e Interesse (Knowledge and Human Interests), O Discurso Filosófico da Modernidade (The Philosophical Discourse of Modernity) and Teoria de la Acción. Comunicativa
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação
    (2022) SOUZA, Allan Solano; MEDEIROS, Arilene Maria Soares de
    Este artigo objetiva discutir a utilização de metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu, as quais visam fomentar a imaginação sociológica dos mestrandos. Parte-se do pressuposto de que as metodologias colaborativas possibilitam produzir conhecimento acadêmico com autoconfiança e inovação. Apresenta-se, então, um relato de experiência, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no semestre letivo 2018.2, envolvendo dois docentes e trinta e cinco mestrandos de três linhas de pesquisa, em uma disciplina obrigatória. Para a sua elaboração, além da produção escrita coletiva dos painéis, foi solicitado o relato individual da experiência de três mestrandas, escolhidas intencionalmente, uma de cada linha, para subsídios empíricos. Os resultados apontam que as metodologias colaborativas possibilitam que cada grupo crie estratégias/encaminhamentos, aguçando a imaginação sociológica dos pós-graduandos com o uso da escrita individual e coletiva. Enfim, os pós-graduandos precisam ser desafiados a fazer experiências novas, a pensar por si nos diferentes espaços da formação. Sem imaginação sociológica aguçada, não há inovação e criação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão