Navegando por Autor "MASERA, Gustavo Alberto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesarrollo y educación superior: los desafíos del siglo XXI en un mundo desigual: una perspectiva Argentina(2009) BERNAL-MEZA, Raúl; MASERA, Gustavo AlbertoA Argentina, como outros países sul-americanos, está em uma encruzilhada: promover o desenvolvimento, gerar empregos, erradicar a pobreza, criar novas oportunidades de progresso e, em geral, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Num contexto global de crescentes assimetrias cuja origem está no profundo hiato tecnológico e nos níveis de renda, que separa os segmentos do mundo central do resto da periferia capitalista, é necessário encontrar as instâncias e instrumentos que possibilitem reduzir essas disparidades e promover o desenvolvimento integral. O país tem capacidades importantes para isso; entre eles, um número significativo de universidades, centros de pesquisa e instituições descentralizadas na esfera pública. Paradoxalmente, as universidades vivem bastante distantes do mundo real das necessidades conjunturais, estruturais e estratégicas, para as quais têm significativas capacidades de intervenção positiva. Atualmente, é possível verificar a necessidade de iniciativas que promovam dinâmicas locais tendo o desenvolvimento como objetivo central. No entanto, foi identificada uma forte deficiência nas instituições que devem: a) definir uma política estratégica para superar a pobreza; b) estimular o desenvolvimento de iniciativas inovadoras; ec) garantir a participação do cidadão. Também existem lacunas na identificação, avaliação, planejamento e execução de projetos específicos de gestão local, bem como lacunas na articulação das redes de ação e na promoção de processos de participação que afetam a melhoria da gestão pública do Estado a nível local. . O trabalho que se segue liga a Universidade ao desafio do Desenvolvimento. Após a apresentação de uma “situação e diagnóstico”, são analisadas analiticamente algumas estratégias e políticas a aplicar; terminando com uma série de propostas de ação, dirigidas a tomadores de decisão dos diferentes setores envolvidos.