Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MARTINS FILHO, Lourival José"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI
    (2023) SPRICIGO, Fabrício; MARTINS FILHO, Lourival José
    O estudo, de natureza documental e bibliográfica, vincula-se à discussão entre Políticas Educacionais e Formação Docente. Busca conhecer os fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega um conjunto de ações sob a liderança das principais associações empresariais catarinenses. Aborda o alicerce filosófico-científico que dá sustentação ao movimento. Para captar sua base epistemológica, utiliza como metodologia a seleção e análise (ancorada no método dialético) dos principais materiais disponibilizados no sitedo movimento até o ano de 2021. As categorias que emergem da pesquisa são: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Teoria do Capital Humano, Competência e Neurociência. Conclui-se que a formação educativa no âmbitodo movimento é emblemática para adequar a sociedade aos novos parâmetros civilizatórios. Nesse contexto, a educação submetida ao mercado adquire centralidade no que se refere à escolarização no século XXI, especialmente para a adaptação de indivíduos ajustados ao mundo do trabalho flexível.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Quinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf
    (2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival José
    Considerando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão