Navegando por Autor "MARTINS FILHO, Lourival José"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI(2023) SPRICIGO, Fabrício; MARTINS FILHO, Lourival JoséO estudo, de natureza documental e bibliográfica, vincula-se à discussão entre Políticas Educacionais e Formação Docente. Busca conhecer os fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega um conjunto de ações sob a liderança das principais associações empresariais catarinenses. Aborda o alicerce filosófico-científico que dá sustentação ao movimento. Para captar sua base epistemológica, utiliza como metodologia a seleção e análise (ancorada no método dialético) dos principais materiais disponibilizados no sitedo movimento até o ano de 2021. As categorias que emergem da pesquisa são: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Teoria do Capital Humano, Competência e Neurociência. Conclui-se que a formação educativa no âmbitodo movimento é emblemática para adequar a sociedade aos novos parâmetros civilizatórios. Nesse contexto, a educação submetida ao mercado adquire centralidade no que se refere à escolarização no século XXI, especialmente para a adaptação de indivíduos ajustados ao mundo do trabalho flexível.
- ItemQuinto Congresso Brasileiro de Alfabetização – CONBAlf: uma análise a partir dos comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf(2023) MAFRA, Priscilla de Freitas; MARTINS FILHO, Lourival JoséConsiderando que não há muitas publicações sobre o assunto e com o intuito de contribuir para o destaque da importância de um congresso brasileiro de alfabetização para a formação de professores e pesquisadores da temática no país, este artigo objetiva apresentar uma análise do V CONBAlf, demonstrando a importância da discussão e reflexão dos temas relacionados a alfabetização. O V CONBAlf, realizado de forma online, em um cenário pandêmico, teve como objetivo congregar professores, pesquisadores e interessados na temática. Para a pesquisa foram analisados os comentários publicados pelos congressistas e espectadores do canal da ABAlf, deixados nos vídeos dos encontros realizados em agosto de 2021, na plataforma do Youtube. Dentre os principais resultados destacam-se: a participação expressiva dos interessados; o entusiasmo dos congressistas; e a importância do congresso como momento de reflexão e aprendizado sobre a alfabetização.