Navegando por Autor "MARTINS, Evaneide Dourado"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA psicopedagogia e suas estratégias facilitadoras no processo de aprendizagem(2019) MOURA, Anaisa Alves de; MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Vithória Alves de; MARTINS, Adriana PintoA problemática básica que impulsionou este trabalho foi a de reafirmar que a Psicopedagogia contribui para a Educação ampliando as possibilidades de buscas e reflexões sobre o processo de aprendizagem.
- ItemAluno aprendiz em educação a distância: material didático e avaliação(2017) MARTINS, Evaneide Dourado; FELIZ, Neudiane MoreiraO presente artigo objetiva mostrar o comportamento da aprendizagem no ensino presencial e a percepção dos professores em relação às suas aulas. Faz-se também menção que assim como há a preocupação de utilizar uma didática inovadora, motivadora e criativa no ensino presencial, no ensino a distância acontece da mesma forma. A lógica que guia essa investigação se deu porque no ensino a distância o aluno está separado fisicamente do professor, mas tem diante dele o material didático.
- ItemAvaliação do ensino: aprendizagem na percepção de discentes e docentes no curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)(2017) FELIX, Neudiane Moreira; MARTINS, Evaneide DouradoO presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Curso de Letras, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. O objetivo foi compreender a percepção de discentes e docentes sobre a avaliação do ensino-aprendizagem. No referencial teórico abordamos autores como: Antunes (2001), Carneiro (1998), Freire (1983, 1996), Hoffman (2011), dentre outros, que pesquisam sobre a avaliação e as suas influências no processo de ensino e aprendizagem. Ressaltamos ainda a consulta realizada nos documentos institucionais do Curso de Letras para obtenção de informações a respeito do processo formativo dos que cursam tal graduação na UVA. A pesquisa foi de natureza qualitativa, configurando-se como estudo de caso e os procedimentos metodológicos compreenderam nos relatos dos docentes e discentes do referido Curso, a partir do questionamento aberto: “O que você entende por avaliação?” Os resultados obtidos nos permitiram perceber uma vertente transformadora das práticas dos docentes e sua preocupação com a superação do binômio teoria-prática, através de atividades que envolvam os espaços sociais e pedagógicos de atuação do licenciado. Podemos perceber também que há uma necessidade muito intensa de se proceder a problematização dialogal das vivências e aprendizagens da sala de aula realizando-se rotineiramente múltiplas reflexões que possam revelar as crenças educativas que permeiam o imaginário e as relações existentes entre os protagonistas da práxis educacional: educadores e educandos, em face da avaliação.
- ItemO processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem(2018) MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Anaisa Alves; BERNARDO, Anacléa de AraújoO presente artigo objetiva mostrar que a educação tem um papel importante na construção do conhecimento do indivíduo e que através da afetividade, intelecto e meio em que vivem, as crianças podem aprender, pois esses elementos são complementares no processo da aprendizagem.