Navegando por Autor "MARQUES, Hellen Jaqueline"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA pedagogia histórico-crítica em defesa de uma educação revolucionária(2020) MARQUES, Hellen Jaqueline; DUARTE, NewtonA importância da educação está na sua relação com as necessidades humanas e os direitos sociais. Sendo assim, emergem há décadas propostas educativas com diferentes perspectivas de intervenção que buscam atender objetivos e concepções de mundo igualmente distintas. Diante deste cenário, fundamentados no materialismo histórico dialético, apresentaremos uma análise da contribuição da educação escolar para a formação da consciência de classe e emancipação humana.
- ItemDesafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; ZANARDINI, João Batista; MARQUES, Hellen JaquelineO objetivo deste artigo é estabelecer um panorama sobre alguns dos desafios que se colocam frente à condição de docente na América Latina, em especial no Brasil.
- ItemReflexão ou inflexão? A formação de professores no brasil (2000-2010)(2017) MARQUES, Hellen Jaqueline; ABREU, Claudia Barcelos de MouraO objetivo da pesquisa é apontar o impacto da formação prática reflexiva na produção de conhecimentos da área de formação de professores, a partir dos trabalhos apresentados e publicados pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) no Grupo de Trabalho (GT) Formação de Professores, nos anos 2000 a 2010. Os resultados permitiram-nos perceber na produção de conhecimentos em educação/formação de professores no País uma ampla representação das proposições para a prática-reflexiva, definida pelo autor Donald Schön. Os textos indicam certas premissas fundamentais para o direcionamento das políticas educacionais, currículos e cursos de formação, baseadas nas críticas à ciência e à transmissão de conhecimentos científicos em favor da formação pela pesquisa da prática cotidiana e troca de experiências através da reflexão.