Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MARQUES, Caroline Isabel de Amorim"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Autoeficácia e compreensão leitora: estudo de intervenção com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    (2025) BZUNECK, José Aloyseo; MARQUES, Caroline Isabel de Amorim
    Com delineamento quase-experimental, o objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito de uma intervenção destinada a promover a compreensão leitora em textos de história e a autoeficácia para exercer essa habilidade, De uma amostra maior, foram selecionados com critérios aleatórios 20 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que, num pré-teste, revelaram baixos escores em autoeficácia e em compreensão leitora, Desse total, 10 formaram o grupo experimental e outros 10, o grupo de controle, A autoeficácia para compreensão leitora de um texto de história foi medida com uma escala construída para este estudo, com boas propriedades psicométricas, Compreensão leitora foi avaliada com questões abertas sobre o mesmo texto e as respostas avaliadas por duas avaliadoras, Em 10 sessões de intervenção o grupo experimental aprendeu e praticou estratégias cognitivas para interpretar textos de uma disciplina específica, sendo questionado sobre seus conteúdos e recebendo feedback pela participação ativa e pelo progresso, Após a intervenção, tanto no pós-teste como no pós-teste postergado, este grupo revelou escores significativamente mais elevados tanto em compreensão leitora como em autoeficácia para compreensão leitora, ambas com tamanho do efeito muito alto, Os resultados foram discutidos com base na relação de causação recíproca da Teoria Social Cognitiva de Bandura, que também trouxe explicações para os avanços não esperados no grupo de controle,

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão