Navegando por Autor "MARIZ, Fernanda Barreto de Almeida Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUso de metodologias ativas no ensinoremoto: estudo longitudinal em um curso de engenharia de produção no nordeste brasileiro(2023) RUFINO, Sandra; MARIZ, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; SOUSA, Mariah Caroline Martins de; JERÔNIMO, Nivanio.O presente estudo possui como objetivo a investigação e a análise dos impactos do uso de metodologias ativas durante o ensino remoto em um curso de engenharia de produção em uma instituição de ensino superior. Mediante pesquisa do tipo surveydescritiva, três questionários foram aplicados aos discentes e docentes do curso durante os períodos letivos realizados entre setembro de 2020 e abril de 2021. Diante dessa perspectiva, foi possível: a) mapear os principais fatores de influência no rendimento acadêmicoassociados àpandemia; b) identificar as metodologias com maior e menor afinidade pelos alunos; c) descrever as principais plataformas utilizadas; e, por fim, d) avaliar a percepção dos graduandos quanto ao auxílio das estratégias ativas de ensino no aprendizado. Como resultados,observou-se a influência da pandemia no desempenho acadêmico, com destaque para problemas associados à saúde mental dos discentes. Além disso, a metodologia Problem Based Learningfoi a metodologia ativa de maior aceitação porparte dos alunos, enquanto a Sala de Aula Invertida apresentou a menor. Assim, a partir do reconhecimento das metodologias ativas como estratégias que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, o estudo permitiu a reflexão dos docentes do curso acerca das práticas adotadas nos períodos estudados.