Navegando por Autor "MARIANO, Maria Teresa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDossiê “A imagem do mundo: leitura escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)(2023) PEZZATO, João Pedro; GRACIOLI, Filipe Rafael; MELLO, Bruno Falararo de; COSTA, Christiane Fernanda da; MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de; ALMEIDA, Francis Silva de; LOPES, Jader Janer Moreira; MARIANO, Maria Teresa; ROCHA, Michele Saionara Aparecida Lopes de Lima; THIAGO LUIZ, CalandroApresentação do Dossiê “A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)
- ItemPerformances e marcas religiosas na reconfiguração da paisagem urbana: (re)leituras das habilidades de Geografia e Ensino Religioso na BNCC(2023) SIQUEIRA, Giseli do Prado; MARIANO, Maria TeresaA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é referência para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas nos diversos sistemas educacionais, conforme regulamentações da legislação brasileira. Os componentes curriculares, organizados em áreas do conhecimento, visam a aprendizagens essenciais que devem garantir o desenvolvimento de habilidades e competências. Para fins dessa pesquisa, delimitou-se o Ensino Fundamental – anos finais nos componentes curriculares da Geografia e do Ensino Religioso, com o intuito de responder à seguinte questão: quais habilidades da BNCC, nos componentes curriculares de Geografia e Ensino Religioso, permitem diálogos interdisciplinares e reconhecimento das interseções performadas em estéticas, monumentos, arquiteturas que marcam a presença do religioso na paisagem urbana? Objetivou-se nas (re)leituras das habilidades identificar, organizar e interpretar esse conjunto de práticas cognitivas e socioemocionais que interagem com as performances e as marcas religiosas na paisagem urbana. Buscou-se examinar o conteúdo das habilidades por meio do estudo comparativo. Para interpretar os dados, foi necessário aprofundar as concepções de Geografia e Ensino Religioso apresentadas na introdução do documento normativo, suas competências e as atitudes esperadas ao final do Ensino Fundamental. Ao comparar as habilidades e buscar afinidades teóricas, foi possível selecionar aquelas que serão essenciais para subsidiar os diálogos interdisciplinares e apontar possibilidades metodológicas na análise das interseções do religioso e do urbano.