Navegando por Autor "MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano"
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- ItemA constituição dos saberes docentes: investigação com professores bacharéis(2021) PACHECO, Mayara Alves Loiola; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; FLORÊNCIO, Thaís de Sousa; PEQUENO, Alice Maria CorreiaO artigo analisa a docência no ensino superior e objetiva compreender a constituição dos saberes de professores que trabalham em um curso de bacharelado de uma instituição pública. Teve como principais pressupostos teóricos: Tardif (2014), Gauthier et al. (2013), Pacheco (2019), Cunha (2010), dentre outros. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com nove professores. Como resultados, observou-se que a constituição dos saberes docentes percorreu os caminhos das histórias de vida dos sujeitos e as experiências durante a formação e atuação profissional no ensino superior, em vivências com os pares, discentes, gestão do curso, estudos e formações.
- ItemAndragogia no ensino superior a percepção de professores de licenciaturas(2022) FERREIRA, Tássia Fernandes; MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; NÓBREGA THERRIEN, Silvia MariaA Andragogia e seus pressupostos comportam elementos fundamentais ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de adultos, contemplando questões específicas que requerem atenção por parte dos educadores. Nesse ínterim, no presente artigo objetivou-se compreender a percepção de professores de licenciaturas sobre a importância dos pressupostos andragógicos de Malcolm Knowles. Para isso, partiu-se da seguinte questão: “Os professores de licenciaturas, ainda que possam não saber especificamente o que é Andragogia, percebem como importantes os pressupostos desta?”. Utilizou-se da abordagem de métodos mistos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), com aplicação de instrumentos de viés quantitativo e elaboração de gráficos, e com análise de cunho qualitativo. Foram sujeitos desta pesquisa 21 professores de nível superior em cursos de licenciaturas, respondentes de um questionário online, dividido em duas seções: questões que abordavam o perfil dos professores; e perguntas sobre a Andragogia e o grau de importância atribuído aos seis pressupostos andragógicos. Conforme análise, verificou-se que os seis pressupostos foram classificados pela maior parte dos 21 professores como importante/muito importante com uma pequena parcela (dois professores, correspondendo a 9,5%) que se utilizou da classificação “pouco importante”. Dessa maneira, considera-se que o questionamento central da pesquisa, supramencionado, foi respondido afirmativamente. À vista dos resultados obtidos, reafirma-se a importância da difusão do conhecimento sobre Andragogia e seus pressupostos, uma vez que proporciona aos professores maior fundamentação teórica e subsídios em suas práticas, possibilitando-lhes ressignificá-las.