Navegando por Autor "MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática em uma perspectiva dialógica(2017) MORAES, Cloves Santos de; LIMA, Cícera Janaína Rodrigues; MAGALHÃES, Célia de Jesus SilvaEste ensaio problematiza a articulação que deve existir entre a formação inicial dos professores, a pedagogia e a didática, pois a pedagogia busca fundamentar as práticas docentes, os saberes pedagógicos que, como desdobramento, darão sentido à ação docente. As ideias aqui expostas pautam-se em pesquisas e ensaios que abordam a referida temática. Concluímos que importância dos saberes do campo pedagógico na formação docente, dentre eles os cursos de licenciatura, devem contribuir disponibilizando aos professores uma formação interligada aos conhecimentos desse campo, já que são de suma importância para o desenvolvimento profissional dos professores.
- ItemLeitura, escola e o compromisso do professor: entre preocupações e provocações(2017) SANTOS, Cícera Maria dos; MORAES, Cloves Santos de; MAGALHÃES, Célia de Jesus SilvaEste trabalho discute a problemática que envolve o hábito da leitura na Educação Básica. Tem como objetivo discutir questões relacionadas às dificuldades de leitura bem como o papel da escola e dos professores na minimização do problema em questão. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, explicita o tema a partir do conceito de leitura e sua utilização no cotidiano do aluno.
- ItemPráticas inclusivas de alunos com TEA: principais dificuldades na voz do professor e mediador(2017) MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva; CRUZ, Jaíze Griffith Magalhães; MORAES, Cloves Santos de; SAMPAIO, Maria TavaresAs práticas inclusivas para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA são importantes no dia-a-dia da sala de aula, tendo em vista a prioridade na aprendizagem, comunicação e interação dos alunos, e não apenas à presença física. Porém, as dificuldades do professor e mediador com relação às práticas pedagógicas se apresentam como barreiras do processo nesses espaços de aprendizagem sem uma compreensão didática dos docentes que carecem de estudos.